Curta sergipano está na programação do Festival Raridades
Filme dirigido por Manoela Veloso Passos dá visibilidade à Fibrose Cística Cotidiano | Por Emerson Esteves* 03/11/2020 18h00O filme sergipano "dia de Olga (em casa)" está na programação de cinema do Festival Raridades, que teve início no dia 1 de novembro e segue disponível online até o dia 25. O curta é dirigido por Manoela Veloso Passos e sua história gira em torno de Olga, uma criança de 4 anos que convive com o tratamento diário da Fibrose Cística, em um dia de abril de 2020, durante o distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus.
Lançado em setembro de 2020, por conta do isolamento rigoroso, a mãe de Olga, Manoela Veloso Passos, realizou o filme sozinha, com o equipamento que tinha disponível em casa e destaca que o filme tem o objetivo de dar visibilidade a um tema que praticamente só conhece quem convive. Ela lançou o filme através da produtora Rolimã Filmes, que trabalha com a premissa de construir imagens com afeto.
O Festival
O Festival Raridades é um evento cultural destinado à reinserção da pessoa com doença rara. O evento amplia e ressignifica o lugar social das pessoas que convivem com doenças raras através da arte, fomentando a produção de conteúdo audiovisual, artes plásticas e música. O evento engloba três iniciativas, o Festival de Cinema que promove a exibição de filmes cujo tema central é vida das pessoas afetadas por doenças raras; o Festival de Arte que explora as diferentes manifestações da vida da pessoa com doença rara e seus familiares através das artes visuais e o Festival de Música que aborda a musicalidade da vida, tratando a temática da convivência com a doença rara de forma lúdica.
Todas informações e as produções do festival você pode conferir em: https://festivalraridades.com.br/
Sobre a Fibrose Cística
A Fibrose Cística é uma doença que afeta o sistema digestivo, respiratório e reprodutivo, e demanda um tratamento multidisciplinar com pneumologista, gastroenterologista, fisioterapeuta, enfermagem, nutricionista, psicólogo, geneticista, entre outros.
Mais informações sobre Fibrose Cística em www.unidospelavida.org.br
*Estagiário sob supervisão do jornalista Will Rodriguez





