Curva do Girassol recepciona a primavera no Parque da Sementeira
As sementes são plantadas três meses antes da primavera Cotidiano | Por Agência Aracaju Notícias 14/10/2019 15h40 - Atualizado em 14/10/2019 16h10A beleza do verde e amarelo que desabrocha com a Primavera encanta quem passa pelo Parque Augusto Franco (Sementeira) nesta época do ano. O miolo robusto e as pétalas ovais, pecioladas, trazem um toque especial para o que hoje é conhecida como “A curva do Girassol”.
Especialmente pela sua beleza e encantamento causado nas pessoas, assim como sua perenidade, é que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), criou uma área específica para a plantação de girassóis no Parque da Sementeira.
Suas flores são bonitas e grandiosas, e seu nome científico "Helianthus", que significa "flor do sol", traduz perfeitamente a imponência e porte majestoso desta planta.
Podendo atingir alturas que variam de dois a três metros, o girassol tem também em sua família espécies anãs, que atingem apenas 40 centímetros de altura, o que não o torna menos encantador.
É justamente por esse encanto que a flor foi escolhida para receber a Primavera no Parque, saudando a estação junto com os que por ali passam, como explica o coordenador do Horto Municipal, Vitor Melo.
“A ideia de plantar girassóis surgiu pela beleza ímpar que ele possui, esse amarelo, essa flor grande que é vista de longe pelas pessoas. Junto com isso, vimos também a ideia de plantar o girassol para que ele floresça com a chegada da Primavera”, justifica o coordenador do Horto, local onde são cultivadas as mudas de espécies utilizadas pela Sema.
A preparação para o plantio começa bem cedo, três meses antes da estação das flores. O solo é limpo e preparado para receber a sementes, que são colocadas, em seguida, para germinar. Quando começam a brotar, a equipe da Sema entra em ação com todos os cuidados necessários, como o controle de ervas daninhas, por exemplo, para que a planta floresça saudável, sem danos e desabrochando no momento exato.
“A curva do girassol se tornou um cartão-postal do Parque. As pessoas vêm, param, tiram fotos. A plantação dessas flores foi tão bem-aceita que já ficou no calendário das pessoas. Assim que chega a Primavera, elas já vem aqui para tirar foto com os girassóis. É uma coisa bem simbólica”, relatou o coordenador Vitor Melo.
Famoso pelo posicionamento em direção ao sol (heliotropismo), os girassóis ao amanhecer estão com suas flores voltadas para o leste. Ao longo do dia, eles seguem o sol de leste a oeste, enquanto à noite estão voltados para o oriente. Isso faz destas plantas potentes acumuladores de energia solar, que, em conjunto com seus componentes, tornam vegetais valiosos como alimento/remédio. Essa característica também é considerada em algumas culturas como algo que remete a energias positivas e boas vibrações, fazendo do girassol um grande símbolo de positividade.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos