Defensoria promove tarde de beleza para mulheres vítimas de violência
Cotidiano 07/12/2012 16h04Por Adriana Meneses
Um tarde para elevar a auto-estima. Foi com esse objetivo que a Defensoria Pública do Estado, através do núcleo de proteção a mulher, promoveu em sua sede, localizada na Avenida Barão de Maruim, uma tarde com diversos tratamentos de beleza para mulheres vítimas de violência que são atendidas pelo órgão.
De acordo com a psicóloga Jamile Santana Teles Lima, as mulheres que são vítimas de violência em suas diversas vertentes seja física ou psicológica chegam debilitadas procurando ajuda. Ela nota que as vítimas já não sentem prazer em mais nada na vida, inclusive, deixam a desejar no quesito aparência. “Sabemos que uma mulher violentada é afetada em todos os sentidos da sua vida. Aqui nos fazemos um acompanhamento tentando diminuir esse sofrimento e elevar a auto-estima delas como na tarde de hoje fazendo o cabelo, maquiagem e participando de seções de massagem”, disse.
“Quando cheguei aqui para ser atendida, me sentia uma pessoa completamente destruída, em minúsculos pedaços em virtude de uma violência sofrida. Depois que entrei para o grupo e passei a participar de eventos como o de hoje, sinto que estou começando a reconstruir a minha vida”, desabafou a funcionária pública, que não quis se identificar em virtude das funções que exerce na comunidade em que trabalha. Ela demonstrava bastante alegria e satisfação enquanto participava de uma seção relaxante de massagem.
Para a defensora pública Richesmy Libório, a maior satisfação da equipe que promove o evento é ver no semblante das mulheres assistidas a esperança de um novo recomeço e a perspectivas de dias melhores. “Depois da massagem, e do tratamento de beleza que envolve cabelo e maquiagem, elas já saem daqui com pensamentos elevados. Algumas já estão querendo curtir o novo visual em festinhas, bares e shoppings na companhia das amigas”, afirmou.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos


