Defensoria Pública realiza inspeção na antiga clínica Santa Maria
O galpão oferecido pela Prefeitura não é considerado digno Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 20/02/2019 09h34 - Atualizado em 20/02/2019 10h46A vulnerabilidade das pessoas que vivem na antiga clínica Santa Maria, no bairro Siqueira Campos, zona Oeste de Aracaju, segue alta de acordo com a Defensoria Pública do Estado de Sergipe, que realizou inspeção no local na manhã desta quarta-feira (20). Os moradores permanecem reticentes quanto à saída para o galpão oferecido pela prefeitura, localizado na Rua Acre, no mesmo bairro.
Segundo o defensor Alfredo Nikolaus, o objetivo é que o auxílio moradia seja pago às famílias, tendo em vista que desde 2014 existe uma ação julgada procedente condenando a administração municipal nesse sentido. “Até o momento eles não apresentaram desejo sobre a resolução da situação”, afirmou o defensor em entrevista à TV Sergipe.
O galpão que a Prefeitura ofereceu não é considerado digno para uma comunidade viver e a Defensoria afirmou que não vai permitir a situação. “Concordamos que as famílias devem ser retiradas daqui por uma questão de humanidade, mas para um local digno, há uma sentença julgada procedente em que determina a realocação para um local digno desde 27 de janeiro de 2017”, concluiu Alfredo Nikolaus.
De acordo com o defensor, na última semana, houve uma total omissão do prefeito Edvaldo Nogueira com a situação. Diante do fato, a defensoria peticionou ao desembargador que fizesse análise do recurso da prefeitura, pois houve várias tentativas de ganhar a causa recorrendo às três instâncias judiciais.
“A situação nos causa estranheza, se um órgão público busca as três instâncias é porque não quer resolver a questão e só quer postergar um problema grave que pode ocorrer”, afirmou Alfredo.
O portal F5 News procurou a Prefeitura de Aracaju, mas até o momento da publicação desta matéria não houve resposta. O portal permanece aberto para a Gestão Municipal pelo e-mail: jornalismo@f5news.com.br ou pelo whatsapp: 79 99659-0055.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos