Defesa Civil alerta para pontos de deslizamento e Inundação em Aracaju
Segundo o órgão, 30 prédios da zona Sul foram afetados por ventos fortes desta quinta-feira (21) Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 22/03/2019 09h58 - Atualizado em 22/03/2019 11h16A Defesa Civil de Aracaju segue mapeando áreas de risco da zona Norte a zona Sul da capital sergipana devido às chuvas cuja previsão é de continuidade nos próximos dias. Com o nível da maré atingindo 2.3 – considerado alto –, as chances de um novo transbordamento do canal de esgotamento não foi descartado pelas autoridades responsáveis.
Os pontos com risco de deslizamentos chamam a atenção, principalmente na zona Norte de Aracaju, em bairros como o Porto Dantas, Santo Antônio e Cidade Nova. Na área do Morro do Quem Dera, o monitoramento é constante.
O coordenador da Defesa Civil municipal, major Silvio Prado, afirmou que há um monitoramento também em áreas de inundações, nas áreas dos três rios que cortam a capital - do Sal, Poxim e Sergipe. “Todos esses rios são monitorados e os bairros próximos também para os riscos de inundação”, afirmou.
Com relação a áreas de alagamento, o major ressaltou que a possibilidade ainda existe devido ao nível da maré que atinge 2.3 nesta sexta-feira (22). “Estamos fazendo um grande trabalho de limpeza das ruas e dos canais para que a gente reduza ou diminua os casos de alagamento”, disse o major Silvio Prado.
Prejuízos
Com as fortes chuvas que aconteceram nesta quinta-feira (21), alguns imóveis foram danificados, principalmente no bairro 17 de Março, na zona Sul da capital. Conforme balanço da Defesa Civil, cerca de 30 prédios da primeira e segunda etapas do bairro foram vistoriados e identificadas perdas nas estruturas dos telhados.
“Além da remoção de telhas, houve também quedas de forros PVC na área pelo acúmulo de água. Uma orientação às pessoas foi realizada, para que elas fiquem em locais diferentes dos que já apresentaram algum desses problemas e disponibilizamos abrigos provisórios, mas ninguém manifestou interesse”, afirmou o major Silvio Prado.
No mesmo bairro, cinco casas tiveram seus telhados arrancados pelos ventos fortes. Em uma das casas, uma criança ficou ferida, foi transportada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e apresenta quadro estável.
Próximos dias
A previsão é que as chuvas atinjam Sergipe ainda durante todo o final de semana. Segundo informações do site meteorológico ClimaTempo, nuvens vindas do interior da Bahia subiram para quase todo o estado sergipano ocasionando dia com bastante nebulosidade, poucas aparições de sol e risco de chuva forte.
Em Aracaju a temperatura deve variar de 24 a 30 graus, com acúmulo de cerca de 10 milímetros de água, ventos de 15 km/h e umidade máxima de 81%.
As chuvas na capital devem durar até a próxima terça-feira (26). A Defesa Civil alertou que a qualquer situação de risco identificada pela população, o órgão deve ser acionado por meio do número 199, principalmente quem mora em locais próximos a zonas de deslizamentos ou pontos de inundação.
O coordenador ainda alertou sobre a importância do cadastro no canal de comunicação 40199 da Defesa Civil. “Mandando o CEP de onde a pessoa reside por SMS para o número 40199, aquele celular fica habilitado a receber alertas preventivos do órgão. Já temos cerca de 16.200 cadastros efetivados, com uma meta de atingir os 20 mil até dezembro. É um método que utilizamos para as pessoas se prepararem para qualquer problema”, disse.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos