Defesa Civil de Aracaju atesta segurança para início do Projeto Verão
Vistoria foi realizada e Corpo de Bombeiros também aprovou a estrutura montada Cotidiano | Por Fernanda Araujo 01/02/2020 10h08 - Atualizado em 01/02/2020 13h47A Defesa Civil de Aracaju realizou uma vistoria, neste sábado (1), na estrutura erguida onde será realizado o Projeto Verão, na Orla de Atalaia, zona Sul de Aracaju, reunindo grandes nomes da música local e nacional. A estrutura é a mesma utilizada no Réveillon e permaneceu montada até agora. O prefeito Edvaldo Nogueira também acompanhou os trabalhos.
De acordo com a Defesa Civil, o evento está liberado com todas as condições de segurança para o funcionamento. "Fizemos apenas o reaperto dos esteios, como foi retirada uma carga de dez mil quilos que era o camarote central. A estrutura está a favor da segurança, uma estrutura que já foi testada no Réveillon, que tem totais condições de funcionamento", afirma o major Sílvio Prado, coordenador geral do órgão.
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe também aprovou o projeto contra incêndio e pânico para a estrutura na sexta-feira (31). Foram verificados toda a parte de sinalização, iluminação de emergência, extintores e saída de emergência para a segurança do público.
A Guarda Municipal e a Polícia Militar vão atuar na festa, bem como equipes de trânsito da SMTT para organizar o fluxo de veículos. Durante o evento também será empregado efetivo de bombeiros civis que será distribuído em toda a arena com o objetivo de transportar pessoas que eventualmente passem mal ao posto médico e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). "Também fiscalizaremos essa parte de estrutura montada para não haver superlotação e excesso de peso, tanto na estrutura do camarote de acessibilidade como no palco", diz Prado.
Além do Projeto Verão em si, que conta com patrocínio do Ministério do Turismo, paralelamente, a Prefeitura vai agregar à festa a Arena Criativa, espaços onde serão desenvolvidas diversas atividades durante a manhã e a tarde, e também uma programação esportiva.
"Está tudo certo, tudo maravilhoso, o palco organizado, para a gente retomar esse grande projeto esse ano, com rock, raggae, samba, músicas de todos os gostos para que possam aqui circular todos os públicos, a juventude, as pessoas de mais idade, turistas. Esse é um momento muito importante para a nossa cidade, que é cultura gratuita. Hoje as pessoas terão oportunidade de ver o show de The Baggios, Cordel do Fogo Encantado, Paralamas do Sucesso e Reação. Uma grande programação. É bom para a cultura, para o turismo, para desenvolvimento de emprego e geração de renda", declara Edvaldo Nogueira.Após a vistoria a banda Reação aproveitou para passar o som dos instrumentos. Com quase 20 anos de trajetória, os sergipanos da banda surgida na Grande Aracaju são atrações da festa desde a primeira edição, ainda em 2003. O grupo de reggae se apresentará neste sábado, encerrando o primeiro dia da programação.
"Vamos ter muito raggae, músicas com personalidade, pessoas maravilhosas que acompanham o nosso trabalho, já é a terceira geração. O nosso trabalho está atingindo as pessoas com música revolucionária e grande proposta de mudança, música que cada vez mais endossa a cultura sergipana e vem representando nosso povo Brasil a fora, sempre de forma independente", ressalta o vocalista André Levi.Entre as músicas que não podem faltar no repertório da banda, estão Sinal de Alerta, Malandro, Os Eleitos, clássicos que prometem agitar a galera. "A gente diz que a música não é nossa, é do povo. Se tornou uma propriedade coletiva. O reencontro com o Projeto Verão é sempre contagiante e emocionante tocar para os nossos pares, pessoas que a gente ver nas esquinas, na correria da vida e está nessa sinergia com eles, devolvendo o que eles passam para gente em cada encontro. É maravilhoso, é uma roda energética cíclica", comenta Junior Moziah, guitarrista e vocalista.





