Defesa Civil de Aracaju reforça monitoramento das áreas de risco
Nas primeiras horas do dia de hoje, o acumulado de chuva atingiu 20 milímetros
Cotidiano | Por Agência Aracaju de Notícias 20/05/2020 11h30 - Atualizado em 20/05/2020 17h24

No início da manhã desta quarta-feira (20), a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Defesa Civil do Município, emitiu um alerta de chuva para as próximas 24h. No aviso, o foco principal foi chamar a atenção dos moradores das áreas de risco e, mais uma vez, reforçar a necessidade das pessoas se manterem em suas casas, podendo contar com o serviço 199 para informar qualquer situação de emergência.

Somente nas primeiras horas do dia, o acumulado de chuva na capital chegou a cerca de 20 milímetros. Por isso, a Prefeitura mantém reforçado o monitoramento das áreas de risco, como destaca o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.

“Nas últimas 24 horas, tivemos um acumulado de chuva de 80 milímetros e, até o momento, tivemos apenas um chamado no bairro 17 de Março e já deslocamos equipes para acompanhar a situação de perto e prestar auxílio à população. O monitoramento é feito constantemente, no entanto, em períodos de chuva, damos um reforço a mais. Durante todo o dia, seguiremos acompanhando e alertando a população”, destaca o secretário.

De acordo com o último boletim meteorológico, a previsão é que chova aproximadamente 50 milímetros durante toda esta quarta-feira e a probabilidade é que a chuva siga até amanhã, 21.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, as equipes trabalham com a previsão de 24 horas, por ser a mais precisa.

“Quanto menor o tempo, maior a precisão. Até amanhã, às 10h, a previsão é de 50 milímetros aqui na capital. Como tem chovido há cerca de três dias, temos monitorado as áreas com rio próximo e os canais, mais especificamente o rio Poxim, na região do Largo da Aparecida, que já percebemos que o canal já encheu, o que é um indício de que o rio está absorvendo bastante água. Conversamos com a Deso e estamos monitorando também a vazão do rio, a porcentagem de enchimento da barragem, acompanhando todas as situações porque, a depender, teremos um parâmetro para informar as pessoas caso haja risco de transbordamento do rio, especificamente no trecho do Largo, que é uma parte mais baixa”, explica Silvio Prado ou ressaltar que o trabalho também tem sido para acompanhar situações de deslizamento de terra, comum em momento de chuvas constantes.

Além das providências diante do alerta emitido nesta quarta, as equipes se mantêm em atenção também para a situação dos próximos dias, de modo a assegurar medidas preventivas que evitam possíveis transtornos à população.

Em casos de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo canal 199.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares