Defesa Civil está em alerta por conta das chuvas de verão
Atividades estão sendo realizados pelos órgãos estaduais e municipais
Cotidiano 12/03/2012 16h00

Por Sílvio Oliveira

As 15 áreas sujeitas a desmoronamento em Aracaju estão sendo monitoradas pela Defesa Civil municipal por conta da previsão de chuvas além do esperado em Sergipe. A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) continua com a poda de árvores, enquanto que a Empresa de Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) faz a limpeza das bocas de lobos e canaletas. As ações fazem parte de um planejamento em conjunto denominado “Operação Chuvas de Verão” realizado pelos órgãos municipais e estaduais, a fim de que se previnam inundações e problemas de deslizamento, caso ocorram chuvas esparsas na capital sergipana.

O alerta de chuva passou do estado de observação para o estado de alerta, motivando também ações das secretarias de Saúde, da Educação, SMTT, Guarda Municipal, Deso, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Estado e Energisa. “Temos trabalhado de forma conjunta e integrada, como prevenção. Sabemos que há uma previsão, mas não se tem precisão da quantidade de chuva”, ressaltou Nicanor Mora Neto, coordenador municipal da Defesa Civil.

A última reunião aconteceu, na sexta-feira (9), no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, e o coordenador Nicanor Moura Neto explicou a necessidade de todos os envolvidos nos processos de alerta e execução de ações de combate a alagamentos/deslizamentos estarem em sintonia nesse período.

"É muito importante que todos os órgãos estejam com os contatos atualizados, para que a comunicação seja eficiente em caso de emergência. Estamos num período de anormalidade. Pode chover a qualquer momento. Então, a reunião serviu para debatermos os possíveis problemas e ainda nos ajustarmos para a total integração do plano", afirmou Nicanor.

 

Áreas monitoradas

O período do alerta é sinalizado pela presença de chuvas esparsas e de volume intenso, a exemplo da precipitação que ocorreu nos últimos dias. Entre os itens da cautela que precisa ser adotada pelos órgãos estão a intensificação das vistorias aos pontos vulneráveis, cobrir com lonas terrenos em declives, corte de árvores de pequeno porte e ainda a desobstrução de canaletas para o eficiente escoamento da água.

Conforme Nicanor Neto, há pontos de riscos, principalmente nos bairros Cidade Nova, Industrial, Santo Antônio, Soledade, Lamarão, Santos Dumont e Santa Gleide.

O coordenador informou ainda que neste ano não houve nenhum chamamento por conta de chuva em Aracaju, apenas alagamentos. Segundo ele, a população tem que contribuir com a colocação do lixo em local adequado. “Aracaju tem uma coleta de lixo regular.”

Foto: Bairro Coqueiral

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos