Defesa Civil prepara população para simulado de evacuação na Zona de Expansão
A ação será realizada a partir das 15h do sábado, dia 19 Cotidiano | Por Agência Aracaju Notícias 10/10/2019 16h15 - Atualizado em 10/10/2019 20h15A Defesa Civil de Aracaju realizou nesta quinta-feira (10), mais uma ação de orientação do Plano de Evacuação da Comunidade (PEC), junto aos moradores da Zona de Expansão, que acontecerá no sábado, dia 19. Durante toda a manhã, os agentes da Defesa Civil panfletaram de casa em casa para explicar o PEC e como será desenvolvida a simulação.
Além da panfletagem, faixas informativas foram colocadas em frente ao um hipermercado da região, onde o fluxo de pessoas e veículos é intenso, e um stand será instalado no local para intensificar a orientação aos moradores a partir da próxima semana.
O coordenador técnico da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, destacou que essas ações são realizadas periodicamente. “Nosso objetivo é evitar, ao máximo, a ocorrência de transtornos para a população, então, todas as explicações são dadas, no sentido de, principalmente, zelar pela segurança”, frisou.
Segundo Rabelo, a ação será realizada a partir das 15h do dia 19. Ocorrerá uma situação real, na qual se faz necessária a interdição das vias, motivo pelo qual ninguém vai ter acesso com automóvel aos conjuntos Beira Mar I e II e União, e a alguns condomínios da região, como o Parque Marine, o Via Mares e o Santa Felicidade, de modo que o preparo seja o melhor possível. "No dia do simulado, teremos o auxílio de outros órgãos, como da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT)”, explicou.
As recorrentes ações relacionadas ao PEC vêm sendo desenvolvidas desde o início da atual gestão. O Plano foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania (Semdec), em parceria com a Petrobras e a Nacional Gás, e consiste na esquematização das medidas de segurança que devem ser adotadas pela população em caso de incidentes que possam ocorrer nos polos industriais das empresas localizadas na região.
“Todo local que é avaliado como uma área de risco potencial necessita trabalhar com a prevenção. Nessa área, existe o acúmulo de líquido inflamável que, em uma situação de emergência, teria o impacto de atingir um raio de até um quilômetro, então, essa população precisa ser treinada, preparada para que, numa eventual emergência, possa se retirar do local até os pontos de encontro que se localizam fora do raio de ação”, esclareceu Rabelo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos