Defesa Social mantém fiscalizações em supermercados da capital sergipana
A proposta é fazer com que os estabelecimentos respeitem o Código do Consumidor Cotidiano | Por Agência Aracaju de Notícias 11/09/2018 20h07 - Atualizado em 11/09/2018 20h17A Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), através do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), divulga resultado de fiscalização realizada nos supermercados da capital sergipana. A ação ocorreu entre os dias 3 e 6 de setembro e contemplou 10 estabelecimentos comerciais, sendo dois deles autuados por descumprimento da Lei Municipal n° 5.010/2018, que dispõe sobre a proibição de moagem prévia da carne.
O coordenador geral do Procon Aracaju, Igor Lopes, esclarece sobre os pontos observados pelos fiscais durante a vistoria. "No local, os fiscais observaram a validade dos produtos expostos à venda, bem como aspectos relacionados à precificação adequada, além de averiguarem a manutenção do Código de Defesa do Consumidor no estabelecimento", pontuou.
Durante as fiscalizações, o cumprimento da Lei Municipal n° 5.010/2108, que proíbe a comercialização de carne previamente moída, também foi observado pela equipe. De acordo com a mencionada lei, a moagem deve ser procedida após solicitação do consumidor, na sua frente, sem cobrança de nenhuma taxa adicional pelo serviço.
O coordenador, destacou, que, em relação ao tempo de espera nas filas dos caixas, os consumidores devem esperar, por lei, no máximo 20 minutos, sendo obrigação do estabelecimento comercial a disponibilização de senhas para controle do tempo de espera. "Caso o consumidor aguarde um tempo maior do que o previsto deve acionar o Procon Aracaju para que o órgão tome as providências cabíveis", destacou o coordenador geral.
Para realizar suas reclamações, o consumidor, que reside na capital sergipana, deve agendar o seu atendimento através do site agendamento.procon.se.gov.br. Também é possível esclarecer dúvidas através do SAC 151. O órgão está localizado na Av. Barão de Maruim, n° 867, bairro São José.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos