Denúncia leva à apreensão de 16 pássaros silvestres na Grande Aracaju
Animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres
Cotidiano | Por Agência Sergipe de Notícias 08/05/2019 19h30

Uma denúncia protocolada na Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) sobre a criação ilegal de pássaros silvestres levou a equipe de fiscalização da Adema, junto com o Pelotão Ambiental, a uma operação na Grande Aracaju, na última segunda-feira (06). Durante ação, foram resgatados 16 pássaros da fauna silvestre.

“Identificamos os animais e os encaminhamos ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para análise clínica e posterior soltura. O procedimento de devolução à natureza ocorrerá de acordo com cada espécie em área de vegetação densa”, explicou a bióloga da Adema, Harionela Macedo.

A técnica ambiental informou que os responsáveis pela criação ilegal são passíveis de autuação pela Adema e procedimento criminal pelo Pelotão Ambiental, pois, de acordo com a legislação vigente, manter animais silvestres em cativeiro, sem autorização dos órgãos responsáveis, é crime.

Animais Silvestres

O art. 29 da lei 9605/1998, é a primeira lei que criminalizou, de forma efetiva, as condutas nocivas ao meio ambiente. Portanto, segundo o texto, é proibido matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

A bióloga Aline Borba explica que a sociedade tem um papel importante nesse trabalho. “A comunidade pode denunciar e contribuir com o trabalho de resgate. Mas é importante destacar que, ao fazer a denúncia, as informações devem ser verídicas e de maneira precisa. Desta forma, o trabalho das equipes de fiscalização se torna mais célere”, salienta.

Ainda de acordo com Borba, quem desejar denunciar ou entregar animais silvestres que estão em cativeiro irregularmente deve ligar para o número 3198-7150. “Os técnicos realizarão uma avaliação das informações para averiguar as decisões a serem tomadas para o resgate, recebimento ou apreensão”, acrescentou.

A sede da Adema, fica na Rua Vila Cristina, 1051, Bairro 13 de julho, em Aracaju, funcionando de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos