Denúncia leva à apreensão de 16 pássaros silvestres na Grande Aracaju
Animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres Cotidiano | Por Agência Sergipe de Notícias 08/05/2019 19h30Uma denúncia protocolada na Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) sobre a criação ilegal de pássaros silvestres levou a equipe de fiscalização da Adema, junto com o Pelotão Ambiental, a uma operação na Grande Aracaju, na última segunda-feira (06). Durante ação, foram resgatados 16 pássaros da fauna silvestre.
“Identificamos os animais e os encaminhamos ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para análise clínica e posterior soltura. O procedimento de devolução à natureza ocorrerá de acordo com cada espécie em área de vegetação densa”, explicou a bióloga da Adema, Harionela Macedo.
A técnica ambiental informou que os responsáveis pela criação ilegal são passíveis de autuação pela Adema e procedimento criminal pelo Pelotão Ambiental, pois, de acordo com a legislação vigente, manter animais silvestres em cativeiro, sem autorização dos órgãos responsáveis, é crime.
Animais Silvestres
O art. 29 da lei 9605/1998, é a primeira lei que criminalizou, de forma efetiva, as condutas nocivas ao meio ambiente. Portanto, segundo o texto, é proibido matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.
A bióloga Aline Borba explica que a sociedade tem um papel importante nesse trabalho. “A comunidade pode denunciar e contribuir com o trabalho de resgate. Mas é importante destacar que, ao fazer a denúncia, as informações devem ser verídicas e de maneira precisa. Desta forma, o trabalho das equipes de fiscalização se torna mais célere”, salienta.
Ainda de acordo com Borba, quem desejar denunciar ou entregar animais silvestres que estão em cativeiro irregularmente deve ligar para o número 3198-7150. “Os técnicos realizarão uma avaliação das informações para averiguar as decisões a serem tomadas para o resgate, recebimento ou apreensão”, acrescentou.
A sede da Adema, fica na Rua Vila Cristina, 1051, Bairro 13 de julho, em Aracaju, funcionando de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos