Desabastecimento da merenda escolar é discutido no MPE
Cotidiano 06/02/2012 17h05Da redação F5 News
O Ministério Público do Estado (MPE) realizou, na manhã de hoje (06), mais uma audiência pública para tratar do fornecimento da merenda escolar nas instituições de ensino público estadual. A reunião teve como objetivo prevenir o desabastecimento de alimentação escolar. Estiveram presentes representantes da Secretaria Estadual de Educação (SEED), Secretaria de Estado Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), dentre outros. Uma licitação emergencial para compra dos alimentos deverá ser aberta pela Seed nos próximos dias.
A reunião foi presidida pelo promotor de Justiça Luiz Fausto Valois. Segundo ele, a medida é preventiva e visa impedir o desabastecimento da merenda escolar nas 378 escolas da rede estadual, que atendem no mínimo 208.000 (duzentos e oito mil) alunos. “São itens importantes que estão escassos nas instituições e são necessários para o preparo da alimentação. Dentre eles está o feijão, a carne e o tempero para o cozimento. Com a reunião de hoje ficou acertado que não faltarão alimentos para os alunos”, garantiu o promotor.
Durante a audiência ficou acordado ainda que, após o Carnaval, será fornecido lanche pronto para as escolas que não tiverem estoque dos produtos para preparo da alimentação escolar até 20 de março. O sub secretário da Administração, Walter Pereira Lima, entregou o cronograma para aquisição de gêneros alimentícios da merenda e informou que até 20 de abril de 2012 a licitação dos 19 itens pendentes para o preparo do alimento. Disse garantiu que a data estipulada a lista estará concluída e os produtos ficarão disponíveis para as escolas da rede estadual. Para tanto, os procuradores, mencionaram que é possível a realização de uma licitação emergencial. A Seed, por sua vez, informou que a licitação para compra emergencial dos produtos será feita com recursos estaduais para agilizar o precsso de aquisição da merenda.
Uma nova audiência para dar continuidade ao caso, já está marcada para o próximo dia 29 de fevereiro às 15h no MPE.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos