Desfile Cívico celebra os 20 anos do Dia Internacional da Língua Materna
A solenidade alusiva à Independência do Brasil aconteceu neste domingo Cotidiano | Por Agência Aracaju 01/09/2019 16h02 - Atualizado em 02/09/2019 10h24Celebrando os 197 anos da Independência do Brasil, a Prefeitura de Aracaju promoveu neste domingo (1), o Desfile Cívico das escolas da rede municipal de ensino. Tradicionalmente realizado na rua Bahia, bairro Siqueira Campos, o evento foi uma aula de patriotismo e de linguagens a céu aberto ao abordar a temática “Navegando na Língua”.
Durante toda a manhã, milhares de alunos de 18 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e uma escola da rede particular de ensino, apresentaram o resultado de um trabalho desenvolvido durante todo o ano. A secretária municipal da Educação, Cecília Leite explica a relevância do desfile cívico para a aprendizagem dos alunos. “O Desfile Cívico Municipal de Aracaju não é um mero evento. É o produto de um trabalho que envolveu professores, estudantes e pesquisadores na construção do tema. Instituímos que o desfile fosse temático para que tivesse o caráter de aula pública e deu certo. Hoje, os nossos alunos coroaram esse trabalho com muito brilhantismo e alegria, tornando o desfile mais um componente da aprendizagem”, garantiu a secretária.
Com um esquema especial, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) promoveu a fluidez do trânsito e a segurança dos pedestres que circularam nas proximidades do local. Cerca de 60 agentes estiveram estrategicamente posicionados, orientando e bloqueando acessos, que foram liberadas logo após o encerramento do desfile. Devido aos isolamentos de vias durante a realização do evento, conforme informativo prévio, 18 linhas de ônibus tiveram seus itinerários alterados. O desfile também contou com a participação de instituições civis e militares, como o Exército Brasileiro, a Polícia Militar, a Marinha do Brasil e o Corpo de Bombeiros de Sergipe.
O superintendente da SMTT, Renato Telles, também destaca a apresentação do órgão municipal no desfile. “Para nós, é uma satisfação muito grande que o nosso grupamento de motos, implantado em 2018 para dar agilidade às ocorrências e conciliações, tenha participado do evento. Além disso, nosso objetivo foi alcançado. Conseguimos garantir a organização nessa parte da cidade, proporcionando fluidez no trânsito, em tempo que oferecemos segurança aos pedestres e orientamos os motoristas a pegar vias auxiliares”, afirmou.
Além de demonstrar o seu Grupamento Motorizado no desfile, composto por 34 veículos, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) também garantiu a segurança do local. Foram mais de 70 guardas integrando o esquema de segurança montado para o evetno, um ônibus de videomonitoramento, com equipamento de tecnologia capaz de registrar todo o evento, que resultou em um desfile ainda mais seguro do que nos anos anteriores.
“O monitoramento foi realizado para que os nossos guardiões pudessem agir com maior eficiência. A intenção da Guarda Municipal é atuar sempre com a prevenção. O trabalho de hoje, com a presença dos guardas em todo trajeto, circulando e acompanhando tudo o que acontecia, diminuiu a possibilidade de ocorrências”, assegurou o diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.
De forma já tradicional nos grandes eventos realizados pela Prefeitura de Aracaju, o Desfile Cívico contou com o apoio da Secretaria Municipal da Assistência Social, que disponibilizou o camarote da acessibilidade, facilitando para que idosos, pessoas com deficiência (PCD) e mobilidade reduzida também pudessem aprender e prestigiar as apresentações.O secretário da Assistência Social, Antônio Bittencourt destaca a importância de proporcionar esse acesso.
“O desfile cívico também deve ser um acontecimento de inclusão, de acolhimento e reafirmação da cidadania. Tanto o camarote da acessibilidade, como a participação dos usuários dos nossos Cras - Centros de Referência da Assistência Social - representam isso: a implementação plena da cidadania para todos e todas”, evidencia.
Com representações alusivas desde a origem da língua portuguesa, o desfile também apresentou os sotaques existentes no país e as perspectivas da modernidade com as novas mídias. Para a presidente da comissão do Desfile Cívico e secretária adjunta da Educação, professora Maria Antônia de Arimateia, o evento foi um sucesso.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos