Deso começa a usar novo sistema de gestão de serviços
Cotidiano 01/11/2012 15h45
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) começa a operar, a partir do dia 05, um novo Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento (GSAN). O software livre, cedido pelo Ministério das Cidades, vai possibilitar mais autonomia nos processos de trabalho da área comercial e financeira da empresa. A ferramenta passa a ser utilizada pelos servidores para garantir agilidade na prestação dos serviços aos clientes. Para que o sistema seja implantado, nesta quinta-feira, não haverá expediente nos postos de atendimento ao público.
O GSAN entra em operação em substituição ao antigo modelo de Gestão Comercial de Saneamento (GCS). O moderno sistema se difere do anterior por acomodar mais praticidade no acesso aos dados de diversos serviços da Deso, como cadastro, micromedição, faturamento, cobrança, arrecadação e o atendimento ao cliente. Ele engloba conteúdo completo com o histórico dos mais de 550 mil clientes, dispondo de informações básicas desde a leitura de hidrômetros até o registro do pagamento de faturas.
"Teremos uma quantidade maior de informação disponível o que garantirá uma mudança grande na forma de atendimento ao cliente. O GSAN possui um ambiente agradável de trabalhar, por ser via web e ter uma linguagem moderna. O sistema vai permitir que, posteriormente, a Deso consiga através de notebook e de um simples modem 3G, por exemplo, atender as áreas onde não há escritório ou interligar as lojas do interior que hoje não dispõem de nformática", descreve o diretor Comercial da Companhia, Amito Brito.
Entre as 15 maiores empresa de saneamento básico do país, a Deso aderiu a implantação do GSAN para aumentar o nível de desempenho oferecido durante a execução dos trabalhos. Assim como a Companhia de Sergipe, em outros estados brasileiros, como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhão, também foi dado um passo à frente nodesenvolvimento tecnológico.
Operação
A implantação do GSAN está sendo efetivada pela empresa Procenge, contratada para fazer a customização do software e treinamento de pessoal em parceria com a Unidade Estratégica de Tecnologia da Informação (UETI) da Deso. Após o período de testes das funcionalidades e de operação do sistema, a Companhia começa a implantá-lo nesta quinta- feira. Em função disso, o expediente nos postos de atendimento ao público fica suspenso e volta a ser normalizado no dia 5, quando a nova ferramenta estará pronta para ser usada pelos atendentes. Durante a suspensão, os clientes serão atendidos pelo canal telefônico da Deso através do 08000 79 0195.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
