Devotos sergipanos celebram Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil
Milhares de católicos participam de missas e peregrinações em honra à Santa Cotidiano | Por F5 News 12/10/2019 11h47 - Atualizado em 12/10/2019 18h31Milhares de sergipanos participam das celebrações em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, desde as primeiras horas deste sábado (12), em Aracaju e também no interior do estado. A programação dedicada à padroeira do Brasil se estenderá por todo o dia.
Na capital sergipana, as festividades começaram às 6 horas com missas nas comunidades paroquiais do conjunto Bugio e do bairro Farolândia. Em seguida, uma multidão tomou às ruas da zona oeste com a peregrinação que seguiu do Siqueira Campos até o Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, no Bugio.
Além das celebrações eucarísticas, uma procissão deve acontecer a partir das 16 horas na Farolândia. Já no Bugio, um show católico e quermesse estão programados para o encerramento do dia festivo logo após a missa das 17 horas.
No município que ganhou o mesmo nome da santa, milhares de devotos caminharam desde a alvorada em um percurso de 8 km, que partiu do povoado Queimadas, na cidade de Ribeirópolis.
A tradicional romaria é considerada a segunda maior a pé de todo o país, e desde 2015 se tornou patrimônio cultural e imaterial do estado. O arcebispo metropolitano de Aracaju, dom João José Costa, presidiu a santa missa que corou a peregrinação, no palco em Aparecida.
Rainha do Brasil
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que recebeu o nome de Aparecida por ter “aparecido” aos pescadores, foi proclamada rainha do Brasil em 1904 e, em 1930, passou a ser a padroeira do país. Somente em 1953 é que a festa de Nossa Senhora passou a ser celebrada no dia 12 de outubro, por determinação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A devoção a Nossa Senhora no país começou com o encontro da imagem, mas tem forte ligação com os brasileiros por ela ser mãe e simbolizar a esperança, o que a levou a ser proclamada padroeira pela Igreja Católica (em 1930) e pelo então presidente Getulio Vargas (em 1931).
Desde 1980, por força de decreto presidencial, o 12 de outubro passou a ser dedicado à padroeira, motivo pelo qual a data tornou-se feriado nacional.
*Com Agência Brasil


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos