Dezenove municípios decretaram situação de emergência por conta da seca
Nos próximos dias, lista poderá subir com decreto de Feira Nova
Cotidiano 14/01/2013 19h28

Por Sílvio Oliveira

Dos 75 municípios sergipanos, 19 estão em situação de emergência por conta da forte estiagem que assola a região do Médio e Alto Sertão, desde o final de 2012. Estima-se que mais de 102 mil pessoas estejam sendo atingidas diretamente ou indiretamente por conta da seca. Para minimizar a situação, carros-pipa estão circulando pelas cidades, kits de alimentos e leite são doados e há discussões em torno da escavação de novos poços artesianos e enchimento de barragens, além da facilidade de acesso ao crédito rural junto às instituição financeiras.

Em alguns municípios já não chove há mais de seis meses. A produção de leite diminuiu em torno de 60% e a agricultura de subsistência sente a falta d’água, gerando um quadro de fome e desespero.

Os carros-pipa que rondam a cidade já não dão conta do estado emergencial e o suplício do sertanejo passa a ser o pedido do administrador municipal de que o Governo do Estado envie mais carro-pipa e água potável, além de ações que minimizem os problemas enfrentados na agricultura. “Temos que agir rápido para que a unidade matriz produtiva do Sertão, que é a agropecuária, não entre em colapso, pois, caso contrário, vamos viver dias terríveis na nossa região”, disse o prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva

Comitê Intersetorial

Na próxima quinta-feira, na Secretaria de Estado da Agricultura, prefeitos dos municípios atingidos pela seca e mais órgãos e entidades financeiras que compõem o Comitê Estadual Integrado de Combate à Seca estarão reunidos. Na pauta, ações e estratégias para minimizar em curto, médio e logo prazo os problemas da estiagem, considerada uma das maiores dos últimos tempos. “Criamos um comitê intersetorial para discutirmos a situação da seca”, afirmou José Sobral, secretário de estado da Agricultura.

Oferta de água e alimentos

A Defesa Civil informa que o governo do Estado contratou 53 carros-pipa para distribuir água em 19 municípios sertanejos. A partir do mês de fevereiro o número de pipeiros poderá aumentar, com o aumento de verbas destinadas a esse fim.

O Estado contribui com 40% a mais do quantitativo de água distribuída às famílias atingidas pela estiagem. Há também uma quantidade de carros abastecendo à população com a ajuda do exército brasileiro até que as chuvas sejam suficientes para interromper a seca.

Quanto à distribuição emergencial de alimentos, a assessoria de comunicação da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social (Seides), informa que desde novembro de 2011 já foram entregues cerca de 100 mil cestas de alimentos e 103 mil litros de suco de laranja às famílias que moram nas regiões inclusas nos relatórios de cada prefeitura.

A previsão é que a partir do dia 22 de janeiro a Secretaria de Inclusão retome a entrega de alimentos, primeiramente, nas cidades de Tobias Barreto, Tomar do Geru, Frei Paulo e Itabi. Serão mais de 2 mil kits oriundos da agricultura familiar, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Veja os municípios que decretaram situação de emergência: Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha,Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória, Canindé de São Francisco,Gararu, Itabi, Nossa Senhora Aparecida, Pedra Mole, Graccho Cardoso, São Miguel do Aleixo,  Carira,,Pinhão,  Monte Alegre de Sergipe, Tomar do Geru, Nossa Senhora de Lourdes, Frei Paulo, Macambira e, brevemente, Feira Nova.

Fotos: Sílvio Oliveira

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos