Dia da Saúde Bucal: odontologista destaca importância da prevenção
Consultas regulares ao dentista e higiene adequada são essenciais para saúde bucal Cotidiano | Por Agência Sergipe Notícias 25/10/2020 07h00O dia 25 de outubro é marcado pelo Dia da Saúde Bucal e do Dentista, pensando nisso, o especialista em ortodontia e coordenador do serviço de odontologia hospitalar do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), João Roberto, chama atenção das pessoas para a importância da saúde da boca e como ela reflete no organismo, já que a boca é uma das principais portas de entrada para bactérias e outros microorganismos prejudiciais à saúde.
“Hoje, muitas doenças ocorrem decorrentes da má higiene bucal, as condições ruins da boca e dos dentes acabam comprometendo a saúde do corpo, já que muitas doenças começam pela boca e podem afetar a cavidade oral. A principal delas é a cárie causada por diversos fatores associados, como presença de determinados tipos de bactérias, dieta inadequada rica em açúcares e higiene bucal deficiente, que juntas produzem ácidos capazes de destruir a estrutura dentária, causar dor, inflamação, abscesso e até a perda do dente”, explicou Dr. João Roberto.
Ele alerta também quanto à prevenção e os cuidados com a saúde bucal e explica que hábitos de higiene bucal e visitas frequentes ao dentista são extremamente importantes para uma boca saudável e um sorriso bonito. “Após as refeições é preciso escovar os dentes e sempre que possível usar o fio dental, escovar a língua também é importante porque acumula a placa bacteriana. Consultas regularmente ao dentista são essenciais, pois ele orientará sobre a forma correta de escovação e o tipo de escova ideal para usar, além do uso de enxaguantes bucais e creme dental com flúor”, ressaltou o odontologista.
Quanto à saúde bucal infantil, é importante que seja tratada ainda na infância, pois é a partir dessa fase que os hábitos básicos da higienização bucal serão levados para a vida adulta. Por isso, o papel dos pais é fundamental nessa fase, principalmente na primeira ida ao dentista. “A criança deve começar a visita ao dentista desde o nascimento do primeiro dente de leite. Para os mais novinhos, o hábito de higienizar a cavidade bucal também é aconselhável e evita problemas futuros como a cárie”, finalizou João Roberto.





