Dia do combate ao HIV é comemorado em Aracaju
Cotidiano 29/11/2011 12h48Da redação
No próximo dia 1º de dezembro é comemorado o dia Mundial de Combate a Aids. Em Aracaju, uma série de atividades já está preparada para marcar a data. Na tarde desta quarta-feira (1º) vai ocorrer a VIII Caminhada da Prevenção. A concentração acontece às 14h da Praça da Bandeira e seguirá até o Mercado Albano Franco. A iniciativa da caminhada é da equipe do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com Andrey Lemos, coordenador do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, 2726 mil pessoas são soropositivas em Sergipe. Em Aracaju, 1247 mil casos foram registrados. Destes 22 são crianças, 351 mulheres e 874 homens.
Ainda segundo Andrey, a caminhada deve contar com as participações de 10 mil pessoas, entre estudantes da rede municipal e estadual, grupos da academia da cidade, grupo do centro de convivência do idoso, além de uma equipe de 20 artistas e várias atrações musicais para animar o evento.
“No Brasil, a estimativa do Ministério da Saúde é de que 255 mil pessoas tenham HIV e não saibam. Trata-se de pessoas de todas as faixas da população: pobres e ricos, homens e mulheres, gays e heterossexuais", diz Andrey, que prefere não quantificar esse universo em Aracaju por acreditar que hoje, apesar de ainda existir um aumento significativo do número de casos, esse crescimento é bem mais modesto do que há dez anos.
“Camisinha na Feira”
O médico Almir Santana lançou na manhã de hoje o Projeto ‘Camisinha tá na feira’. O evento ocorreu no Mercado Central de Aracaju e reuniu o grupo de Movimento Popular da Saúde (MOPS). O objetivo da campanha é propagar a prevenção entre os feirantes. Na oportunidade, preservativos foram entregues aos feirantes pois, devido à falta de tempo em função do trabalho, a dificuldade do acesso ao preservativo se torna mais difícil.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos