Dia do consumidor: Procon/SE já recebeu mais reclamações que em 2011
Cotidiano 15/03/2012 19h31Por Adriana Meneses
O 15 de março é Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. O Código que estabelece direitos e obrigações de consumidores e fornecedores, com o objetivo de evitar que os consumidores sofram qualquer tipo de prejuízo, entrou em vigor no ano de 1991 e, após 21 anos de existência, dados da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SE) apontam que a população está mais ciente dos seus direitos.
Segundo dados do Procon/SE, no período de janeiro a março de 2011, o órgão recebeu aproximadamente 3,5 mil reclamações; já no mesmo período de 2012, foram contabilizadas mais de 8 mil queixas, onde os principais denunciados são as operadoras de telefonia, seguidas dos fabricantes de telefones celulares e operadoras de cartões de crédito.
Para a diretora do Procon/SE, Gilza Brito, a população está mais atenta aos seus direitos de consumidores. Ela destaca também o papel da imprensa nessa conscientização. “A imprensa, em parceria com o Procon, tem feito um trabalho maravilhoso, pois através de reportagens as pessoas ficam mais esclarecidas e se sentem seguras para fazer as suas reclamações”.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
