Dia do Idoso: cuidados com a saúde são essenciais
Enfermeira explica como aumentar qualidade de vida na terceira idade
Cotidiano 01/10/2012 17h09

Por Adriana Meneses

Nessa segunda-feira (1º), é comemorado o Dia Internacional do Idoso, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social. São considerados idosos pessoas com 60 anos ou mais e os integrantes dessa faixa etária vêm crescendo em todo o mundo.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que a população brasileira está vivendo mais: a nova expectativa de vida do brasileiro é de 73,1 anos. De acordo com pesquisas, nos próximos oito anos, a parcela de idosos no Brasil passará de 14,6%, ou seja, um salto de 21 milhões de pessoas em 2012 para 30 milhões em 2020. Até 2025, o Brasil deve ter a sexta maior população de idosos do mundo.

Com dados cada vez mais positivos relacionados ao tempo de vida do idoso, é necessário também que a população dessa faixa etária tenha cuidados especiais para garantir sua qualidade de vida. Segundo a empresária e enfermeira, Ivana Torres (foto), o cuidado com idoso deve ser similar ao dispensado a uma criança, ou seja, são pessoas total ou parcialmente dependentes de ações assistenciais que lhe são dadas.

Para Ivana, os cuidados com o idoso vão desde a higiene básica até a nutrição. “O idoso já tem a sua imunidade reduzida, então é importante manter a higiene com banhos, além da delicada assepsia bucal e capilar. As pessoas confundem  comer muito com comer bem. E é nesse ponto que os idoso sofrem a deficiência de nutrientes, pois pessoas com essa faixa etária aproveitam apenas 40% das proteínas e nutrientes do que é ingerido. Já uma criança comendo o mesmo tipo de alimento aproveita 100% . Então é importante uma alimentação balanceada e acompanhada por um profissional”, disse.

Outro fator preocupante relacionado aos idosos são os cuidados com a segurança na residência. Segundo Ivana, 60% dos acidentes domésticos com idosos acontecem em casa, em especial no banheiro. “Um dos principais cuidados é não deixar que o idoso tranque a porta do banheiro, pois em caso acidente o socorro é bem mais demorado. É importante instalar de barras de segurança dentro do box e ao lado do vaso sanitário, além de  colocar no banheiro piso antiderrapante”, alertou.

A enfermeira alerta ainda para a colocação de telefones em locais acessíveis, como quarto, sala, além de estar sempre visível o número de contatos de familiares, vizinhos e serviços de urgência. Remover da casa todos os tapetes soltos é um grande meio de evitar acidentes. É importante lembrar também de manter as lâmpadas sempre acesas, principalmente nos locais de mais acesso, e evitar encerar o piso da residência.

Ivana registra que o cuidado ao idoso não deve ser apenas relacionado à saúde, mas também voltado para o lado afetivo e emocional, fatores esses que contribuem bastante para o bem estar dessas pessoas que necessitam de atenção especial.  “Temos que tratar os idosos com carinho, amor, respeito e dignidade, a fim de desconstruir a cultura do preconceito e do desvalor para com as pessoas idosas. Afinal, um dia poderemos estar na mesma situação que eles”, lembra.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos