Dia dos Avós é comemorado com palestras educativas no Ipesaúde
Cotidiano 26/07/2012 10h31Por Fernanda Araujo
O Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) realiza durante toda a manhã desta quinta-feira (26) uma ação de prevenção para os idosos. Em virtude do Dia dos Avós comemorado hoje, o Ipes promove ciclo de palestras e atividades educativas.
Segundo a coordenadora do projeto de Prevenção e Educação em Saúde Bucal e da equipe organizadora, Ana Monte Guimarães (foto abaixo), o evento em caráter preventivo já estava incluso no cronograma de ações que perpetuará durante o ano. “Aproveitamos para fazer palestras de plano de prevenção de saúde bucal, alimentação saudável e etc. Próxima semana é o Dia Mundial da Saúde com o foco em outros temas, mas a intenção é sempre a prevenção de doenças”, explica.
Para Ana, as ações têm o objetivo de preparar o cidadão para o futuro. “Hoje já se sabe o que é certo e errado, mas os maus hábitos ainda continuam persistindo. O idoso que tem 60 anos em diante, são pessoas que tiveram uma infância onde não se tinha qualidade de vida, mas também não tinha o processo de industrialização e alimentos industrializados como se tem hoje. A tendência dos jovens e idosos hoje é ter uma vida sedentária”, afirma.
A programação segue até as 12h, com atividades físicas e palestras de “Prevenção e o controle do câncer”; “Saúde bucal dos avós”; “Alimentação saudável”, aferição de pressão arterial e glicemia, entrega de lanches e kits de higiene bucal e escovação supervisionada (Escovódromo). Além de atividades paralelas como a divulgação dos programas de Educação e Promoção à Saúde do Beneficiário e de Acompanhamento de Gestantes e Recém Nascidos o “Meu Bebê”.
Foto: Fernanda Araujo

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos

