Dia Mundial da Água é comemorado
Cotidiano 02/03/2012 11h37
O superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SRH/Semarh), Ailton Rocha, participou na manhã desta quinta-feira, 1º, do ‘Águas de Março’. O evento, promovido anualmente pela Deso, faz menção ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.
Ao representar o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, o superintendente destacou as muitas parcerias realizadas em ações entre a Semarh e Adema com a Deso. Entre as ações conjuntas, destacou a construção das adutoras do Alto Sertão, Sertaneja e Semiárido, recuperação de nascentes e matas ciliares e o projeto de Gestão Integrada de Águas Urbanas, o Giau.
Genival Nunes abordou ainda a importância da qualidade de vida para o ser humano. No contexto, apontou a qualidade e quantidade da água como fatores relevantes para esse fim. Ailton Rocha destacou que 95% de toda água fornecida à população do estado de Sergipe vem do Rio São Francisco.
"Com isso, o Estado adotou por socializar as águas através de captação de adutoras e barragens, visando suprir déficit na produção de água. Adotou ainda metodologias como a de transposição do São Francisco, onde a adutora abastece a capital sergipana e a Região Metropolitana de Aracaju", revelou Ailton.
Em sua explanação, Ailton citou ainda algumas das principais ações da Semarh nas áreas de Recursos Hídricos em todo o Estado. Entre elas, a da Elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos; Implantação, Operação e Manutenção da Rede de Qualidade das Águas de Sergipe; Operação e Manutenção da Rede Meteorológica de Sergipe; Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos de Sergipe e o Águas de Sergipe- projeto que visa a Recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe.
Perdas
O presidente da Deso, Bosco Mendonça, lamentou que 58% da água captada e tratada sofra perdas. Segundo ele, a perda da produção da água, desde a captação até o consumo final, vem por ocorrências de roubos, natural por vazamento, desperdício reais e aparentes, cobrança, entre outras situações. "Tecnicamente, o percentual nacional tem por média 25%. Lamentavelmente o Estado é superior à média em exatos 28%", frisou.
Apesar do número, o diretor de Gestão Ambiental da Deso, Wanderlê Correa, revela que a Deso tem muitas razões para comemorar e destaca ações e avanços nos trabalhos ambientais. Destacou que somente na barragem do Poxim 40 mil mudas foram plantadas, em compensação a implantação da barragem no local. "No local, cercamento e manutenção das mudas são feitos sistematicamente", revelou.
Semana da Água
Durante o período de 19 a 23 de março, a Semarh estará abrindo diversos espaços de discussões sobre o tema "Água com Qualidade de Vida". Personalidade do Meio Ambiente envolvidos com a área de Recursos Hídricos, junto a mestre, alunos, pesquisadores e interessados participaram da vasta programação em comemoração a Semana da Água.

Mais Notícias de Cotidiano

28/10/2021
09h31
A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

11/03/2021
18h30
Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

11/03/2021
17h30
Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

11/03/2021
16h10
Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

11/03/2021
16h10
Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos