Drogas e casais em posições obscenas no Parque da Sementeira
Guarda Municipal apreende cápsulas de cocaína e maconha no parque Cotidiano 09/02/2012 16h23Por Sílvio Oliveira
Na terça-feira (7), quatro papelotes de maconha foram apreendidos em poder de quatro menores e de um adulto. Na quinta-feira (2) oito cápsulas de cocaína e quantidade de maconha também foram apreendidas em posse de um casal. Os recentes acontecimentos têm demonstrado que o consumo de drogas no Parque Governador Augusto Franco, o Parque da Sementeira, tem sido uma constante. Quem frequenta o local também reclama que sempre há jovens bebendo e namorando em situações bastante acaloradas para um ambiente público, alguns exemplificando falta de pudor.
Ao caminhar entre os quiosques do parque, a universitária Marineide dos Santos, 28, diz se deparar com casais em posições obscenas e atos que, por vezes, afrontam famílias. “Sábado a tarde é o que mais vemos. Vim com minha sobrinha caminhar aqui e fiquei constrangida em ver um casal no mexe-mexe”, reclamou.
O consumo de droga e a falta de pudor se misturam entre quiosques e parques infantis. Estudantes consumindo álcool também podem ser vistos nos finais de semana e, no olhar mais aguçado, a bebida alcoólica e acompanhada por um trago de cigarro de maconha. “Quando começa a ter apreensão ou é porque a fiscalização está agindo mais ou o consumo está sendo maior”, avalia José Sérgio Augusto, 34, frequentador do local.
Para entrar no Parque não se passa por uma revista e é aberto a todos, todos os dias da semana, mas, conforme o comandante da Guarda Municipal, major Edênisson Paixão (foto abaixo), o efetivo tem feito um trabalho de abordagem e fiscalização bastante eficiente. “Mantemos a ciclopatrulha e, a depender do horário e do dia, são de dois a seis guardas”, diz, informando que tem aumentado consideravelmente a frequência de sergipanos e turistas no Parque da Sementeira, principalmente nos finais de semana. Por isso, segundo o major, há uma grande preocupação da Guarda Municipal em manter a ordem e os bons costumes.
Ele ainda informou que quando há um flagrante de consumo de álcool por estudantes ou outras pessoas, bem como de entorpecentes, o guarda é orientado a apreender a droga e, caso esta em posse de menor, chamar os pais e comunicar ao Conselho Tutelar. “A gente autoriza a apreender e a depender do caso, chamar os pais. Não só bebida, mas maconha, cocaína, a depender da situação”, destacou.
Ciclopatrulhamento no Parque
Nestes primeiros dias de fevereiro, já foram apreendidos oito cápsulas de cocaína e mais de cinco papelotes de maconha. O último caso aconteceu na terça-feira, 7, quando a Guarda Municipal apreendeu quatro papelotes de maconha com quatro menores e um adulto. Como a delegacia de grupos vulneráveis estava fechada, o caso foi levado para conhecimento da delegacia Plantonista.
O trabalho da GMA tem no grupo de Ciclopatrulhamento um importante reforço da segurança em espaços públicos. Desde 2009, é muito comum encontrar esses profissionais sobre duas rodas em pontos de lazer como o calçadão do bairro 13 de Julho, orla da praia de Atalaia, parque da Sementeira e orlinha do Bairro Industrial.
O major Edênisson Paixão destacou que o trabalho dos guardas no ciclopatrulhamento é fundamental porque é possível não só coibir, mas resolver de forma mais rápida as infrações ocorridas nesses lugares. "Temos uma aceitação muito boa da população. Com as bicicletas é possível chegar de forma mais rápida ao infrator. Houve casos de furtos e roubos no Parque da Sementeira, por exemplo, em que conseguimos deter o suspeito nas proximidades do shopping. Nesse caso, só logramos êxito porque estávamos de bicicleta", reconhece.
As ocorrências são denunciadas pelos próprios frequentadores dos pontos onde a guarda atua. "Além dos roubos e furtos e do uso de drogas, em especial crack e maconha, era comum encontrarmos pessoas praticando atos obscenos. Todas essas infrações vêm diminuindo bastante", acrescentou o major Edênisson.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos