EDITORIAL: Guardião exemplar da democracia
Cotidiano 30/09/2011 10h52
Nos últimos dias, têm sido rotineiras as notícias sobre audiências promovidas pelo Ministério Público de Sergipe visando a resolução de problemas a afligirem variados estratos da comunidade.
De questões complexas às mais simples - como interceder em prol de maior segurança em um ponto de ônibus de Aracaju (veja matérias abaixo) -, suas Promotorias de Justiça revelam um trabalho de fato alicerçado na defesa dos interesses sociais, da ordem jurídica e, num plano mais amplo, do regime democrático.
Muito do que Sergipe avançou, por exemplo, nas esferas de saúde e educação; de proteção a crianças, adolescentes e idosos e na apuração de atos de improbidade administrativa deve-se à fiscalização sistemática e às manifestações aguerridas do Ministério Público no estado.
Fica a sugestão para que se aproxime mais da sociedade. Que invista em explicar, didaticamente, as demandas em que a mediação do MP se aplica e os caminhos pelos quais os cidadãos podem recorrer à instituição. Os frutos dessa confiança tendem a ganhar, assim, ainda maior relevância.
Matérias relacionadas:
PMA terá de oferecer duas casas-lares para idosos


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos