Educação nas prisões: plano é assinado pela Sejuc e Seed
Projeto visa incentivar qualificação na educação de presos Cotidiano 28/08/2012 21h00Por Míriam Donald
Educação nas prisões é uma das metas a ser atingida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) juntamente com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc) através do Plano Estadual de Educação nas Prisões. Assinado na manhã desta terça-feira (28) na Biblioteca Pública Epifânio Dória, o projeto tem o objetivo de ressocializar o preso. Segundo o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, não dá para ter uma quantidade expressiva de presos sem que haja um trabalho voltado para o futuro destes.
“Na verdade isso já vinha acontecendo, mas de forma um pouco tímida. Com esse plano estadual, a tendência é ter um trabalho mais consolidado”, diz Chagas. Ele ainda explica que a Seed disponibilizará professores, trabalhará na capacitação de outros servidores das penitenciárias, de modo a promover que o preso, ao sair da penitenciária, tenha um conhecimento melhor. “Hoje podemos observar que os dados apresentam um quantitativo expressivo de presos que sequer têm o ensino fundamental completo”.
Para o secretário de Estado da Justiça, Benedito Figueiredo, o plano é fundamental. Em 2007 a secretaria procurou fazer o enfoque da educação nas prisões. “A educação é a maior forma de ressocialização que pode haver para um preso, tanto é que, antes da presidente Dilma instituir isso a nível nacional, definimos que cada preso que estudasse 12 horas teria a pena abatida”, explica.
No próximo dia 31 de agosto, haverá uma reunião em Brasília com os secretários de Estado da Justiça de todo o país onde os ministros da Justiça e da Educação estarão presentes na intenção de formar um corolário. “É um plano que vai se consolidar ao longo do tempo porque é preciso um trabalho minucioso. Se um preso sai alfabetizado, ele já tem uma chance melhor de se ressocializar”, acredita.
Sustento
Sendo uma das prioridades da Secretaria de Justiça, a Educação nas Prisões também integra o programa ‘Sergipe Alfabetizado’ que tem parceria com o Banco do Brasil e é sustentado com recursos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
