Em Sergipe, 39% das empresas são comandadas por mulheres
Sebrae lança edital para capacitar 150 empreendedoras, inclusive com vagas para MEI Cotidiano | Por Laís de Melo* 08/03/2021 11h30Um levantamento feito pelo Sebrae com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNADC), do IBGE, revela que no terceiro trimestre de 2020, Sergipe atingiu a marca de 99,4 mil negócios comandados por mulheres. Esse número representa 39% das empresas em funcionamento, consolidando o estado como o primeiro, em termos percentuais, no ranking entre as unidades da federação quando o assunto é empreendedorismo feminino. No Brasil, 8,6 milhões de mulheres comandam uma empresa, representando 33,6% do total de negócios.
Em Sergipe, o Sebrae tem desenvolvido desde 2020 o programa “Sebrae Delas Mulheres de Negócio”, que tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora, além da promoção da competitividade empresarial de pequenos negócios geridos por mulheres, geração de inteligência competitiva para apoiar na tomada de decisão e a criação e fortalecimento da rede de apoio ao empreendedorismo feminino no estado.
No ano passado, 120 mulheres foram beneficiadas com o programa, e este ano o Sebrae lança, nesta segunda-feira (8), o edital de seleção para 150 empreendedoras, que terão acesso a uma série de ações para o fortalecimento de seus negócios. Além disso, o programa esse ano também visa otimizar o potencial de gestão e a capacidade de liderança, sobretudo em um período de crise econômica causada pela pandemia da covid-19.
Conforme aponta o Sebrae, serão realizadas, até o mês de dezembro, um conjunto de 27 eventos, entre palestras, oficinas, fórum, seminários e consultorias, com a proposta de desenvolver as habilidades das empreendedoras em áreas como planejamento, finanças, marketing, negociação, liderança, gestão de tempo e comportamento empreendedor.
Para participar do edital, as mulheres devem já ter uma ideia de negócio formatada ou em fase de operação, além de microempreendedoras individuais (MEI) e empreendedoras que tenham microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP) constituídas em Sergipe e que tenham Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) junto à Receita Federal.
As 150 oportunidades este ano serão subdivididas em 60 vagas para candidatas a empresária, 50 vagas para MEIs e 40 para donas de microempresas ou empresas de pequeno porte. Há regra para a participação de apenas uma representante por empresa ao longo de todo o programa, não sendo permitida a substituição.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 14 no site www.sebraesergipe.com.br/sebraedelas2021. Lá também está disponível todo o edital. O resultado da seleção será divulgado no dia 17 de março e a previsão é que as ações tenham início no dia 31 do mesmo mês. Como contrapartida as empresárias selecionadas deverão fazer um investimento de R$ 100 para participar de todas as ações.
“Com a oferta dessas atividades, estamos buscando estimular a geração de novos negócios, o aumento do faturamento dos empreendimentos, o desenvolvimento de competências empreendedoras, além da promoção de networking entre as participantes. A ideia também é estimular a capacidade de inovação dessas mulheres para que consigamos ter no mercado produtos, serviços ou processos mais aperfeiçoados”, explica a gestora do programa, Mariana Araújo.
Com informações do Sebrae Sergipe*





