Em Sergipe, 39% das empresas são comandadas por mulheres
Sebrae lança edital para capacitar 150 empreendedoras, inclusive com vagas para MEI
Cotidiano | Por Laís de Melo* 08/03/2021 11h30

Um levantamento feito pelo Sebrae com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNADC), do IBGE, revela que no terceiro trimestre de 2020, Sergipe atingiu a marca de 99,4 mil negócios comandados por mulheres. Esse número representa 39% das empresas em funcionamento, consolidando o estado como o primeiro, em termos percentuais, no ranking entre as unidades da federação quando o assunto é empreendedorismo feminino. No Brasil, 8,6 milhões de mulheres comandam uma empresa, representando 33,6% do total de negócios.

Em Sergipe, o Sebrae tem desenvolvido desde 2020 o programa “Sebrae Delas Mulheres de Negócio”, que tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora, além da promoção da competitividade empresarial de pequenos negócios geridos por mulheres, geração de inteligência competitiva para apoiar na tomada de decisão e a criação e fortalecimento da rede de apoio ao empreendedorismo feminino no estado. 

No ano passado, 120 mulheres foram beneficiadas com o programa, e este ano o Sebrae lança, nesta segunda-feira (8), o edital de seleção para 150 empreendedoras, que terão acesso a uma série de ações para o fortalecimento de seus negócios. Além disso, o programa esse ano também visa otimizar o potencial de gestão e a capacidade de liderança, sobretudo em um período de crise econômica causada pela pandemia da covid-19. 

Conforme aponta o Sebrae, serão realizadas, até o mês de dezembro, um conjunto de 27 eventos, entre palestras, oficinas, fórum, seminários e consultorias, com a proposta de desenvolver as habilidades das empreendedoras em áreas como planejamento, finanças, marketing, negociação, liderança, gestão de tempo e comportamento empreendedor. 

Para participar do edital, as mulheres devem já ter uma ideia de negócio formatada ou em fase de operação, além de microempreendedoras individuais (MEI) e empreendedoras que tenham microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP) constituídas em Sergipe e que tenham Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) junto à Receita Federal. 

As 150 oportunidades este ano serão subdivididas em 60 vagas para candidatas a empresária, 50 vagas para MEIs e 40 para donas de microempresas ou empresas de pequeno porte. Há regra para a participação de apenas uma representante por empresa ao longo de todo o programa, não sendo permitida a substituição. 

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 14 no site www.sebraesergipe.com.br/sebraedelas2021. Lá também está disponível todo o edital. O resultado da seleção será divulgado no dia 17 de março e a previsão é que as ações tenham início no dia 31 do mesmo mês. Como contrapartida as empresárias selecionadas deverão fazer um investimento de R$ 100 para participar de todas as ações.

“Com a oferta dessas atividades, estamos buscando estimular a geração de novos negócios, o aumento do faturamento dos empreendimentos, o desenvolvimento de competências empreendedoras, além da promoção de networking entre as participantes. A ideia também é estimular a capacidade de inovação dessas mulheres para que consigamos ter no mercado produtos, serviços ou processos mais aperfeiçoados”, explica a gestora do programa, Mariana Araújo.

Com informações do Sebrae Sergipe*

Edição de texto: Monica Pintosh
Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares