Embrapa assina termo de cessão de área à Prefeitura Municipal de Aracaju
Prefeito buscará recursos e criará comissão para decidir o que será feito com o espaço
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 19/07/2018 11h30 - Atualizado em 19/07/2018 11h32

A Prefeitura Municipal de Aracaju vai ampliar a área de um dos principais pontos turísticos da capital, o Parque Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira. Essa novidade acontece após a assinatura do termo aditivo para cessão de uma área de três hectares, ou 30 mil metros quadrados, pertencente anteriormente a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Uma das cláusulas do contrato, segundo o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Marcelo Ferreira Fernandes, estabelece que a instituição possa contribuir tecnicamente para a elaboração e condição desses projetos voltados para a conservação ambiental, em ações de treinamento e capacitação.

“Além disso, o contrato prevê um espaço para que a empresa possa apresentar as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e por outras instituições de pesquisa para sensibilização da sociedade”, disse Marcelo Ferreira.

A concessão antiga era até o dia 21 de julho, mas houve uma prorrogação inicial de dez anos que, segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, como a Embrapa não tem mais interesse pelo espaço,  poderá se tornar um espaço da prefeitura.

“Foi negociada com a Embrapa a prorrogação do comodato para 10 anos para a realização de investimentos. A Embrapa aceitou e o aditivo de prorrogação para dez anos será assinado. Como a área já é do município, e com a ampliação do prazo, nos dá a garantia para investir”, informou  oopresidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto.

Com a cessão, o Parque terá sua área ampliada de 396.019 metros quadrados para 426.019 metros quadrados. De acordo com o prefeito, a decisão do que será feito com o espaço ficará sob responsabilidade de um conselho administrativo que poderá ser composto inicialmente pela Federação do Comércio de Sergipe (Fecomércio), Câmara de Dirigentes Lojistas  (CDL), universidades Tiradentes (Unit) e Federal de Sergipe (UFS), além de algumas Organizações Não Governamentais (ONGs).

Ainda segundo Edvaldo Nogueira, em média circulam 500 pessoas diariamente na localidade e o objetivo da ampliação é fazer algo que estimule a frequência de mais pessoas no Parque. “Vou trabalhar para que até o final do ano tenhamos recursos para começar a construir esse projeto e entregá-lo o mais rápido à sociedade”, disse.

Para facilitar o desenvolvimento da área, o prefeito afirma buscar parcerias. “Estou ciente que sem parcerias nada funciona. Se conseguirmos de R$ 10 milhões a R$ 20 milhões podemos fazer um trabalho grande naquela área. Mas, sobretudo para a manutenção, é importante que haja uma parceria”, afirma o prefeito.

* Estagiário sob a supervisão da jornalista Fernanda Araujo.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos