Embrapa assina termo de cessão de área à Prefeitura Municipal de Aracaju
Prefeito buscará recursos e criará comissão para decidir o que será feito com o espaço Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 19/07/2018 11h30 - Atualizado em 19/07/2018 11h32A Prefeitura Municipal de Aracaju vai ampliar a área de um dos principais pontos turísticos da capital, o Parque Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira. Essa novidade acontece após a assinatura do termo aditivo para cessão de uma área de três hectares, ou 30 mil metros quadrados, pertencente anteriormente a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Uma das cláusulas do contrato, segundo o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Marcelo Ferreira Fernandes, estabelece que a instituição possa contribuir tecnicamente para a elaboração e condição desses projetos voltados para a conservação ambiental, em ações de treinamento e capacitação.
“Além disso, o contrato prevê um espaço para que a empresa possa apresentar as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e por outras instituições de pesquisa para sensibilização da sociedade”, disse Marcelo Ferreira.
A concessão antiga era até o dia 21 de julho, mas houve uma prorrogação inicial de dez anos que, segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, como a Embrapa não tem mais interesse pelo espaço, poderá se tornar um espaço da prefeitura.
“Foi negociada com a Embrapa a prorrogação do comodato para 10 anos para a realização de investimentos. A Embrapa aceitou e o aditivo de prorrogação para dez anos será assinado. Como a área já é do município, e com a ampliação do prazo, nos dá a garantia para investir”, informou oopresidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto.
Com a cessão, o Parque terá sua área ampliada de 396.019 metros quadrados para 426.019 metros quadrados. De acordo com o prefeito, a decisão do que será feito com o espaço ficará sob responsabilidade de um conselho administrativo que poderá ser composto inicialmente pela Federação do Comércio de Sergipe (Fecomércio), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), universidades Tiradentes (Unit) e Federal de Sergipe (UFS), além de algumas Organizações Não Governamentais (ONGs).
Ainda segundo Edvaldo Nogueira, em média circulam 500 pessoas diariamente na localidade e o objetivo da ampliação é fazer algo que estimule a frequência de mais pessoas no Parque. “Vou trabalhar para que até o final do ano tenhamos recursos para começar a construir esse projeto e entregá-lo o mais rápido à sociedade”, disse.
Para facilitar o desenvolvimento da área, o prefeito afirma buscar parcerias. “Estou ciente que sem parcerias nada funciona. Se conseguirmos de R$ 10 milhões a R$ 20 milhões podemos fazer um trabalho grande naquela área. Mas, sobretudo para a manutenção, é importante que haja uma parceria”, afirma o prefeito.
* Estagiário sob a supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos