Emsurb apresenta ações de combate ao trabalho infantil
Cotidiano 07/10/2011 16h18A presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Dantas Passos, participou na última quinta-feira, 6, do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e apresentou as políticas e práticas implementadas pelo órgão para coibir a exploração da mão de obra de crianças. "Nós temos ações específicas em eventos e permanentemente em todos os serviços executados pela Emsurb", enfatiza. O fórum aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SE).
"Diariamente nós temos atuado no combate ao trabalho infantil", ressalta Lucimara. Os mercados centrais e setoriais, cemitérios e o aterro controlado são os principais locais em que a Emsurb atua para coibir a exploração do trabalho infantil. "Além desses locais temos também um trabalho específico em eventos. Cada ano estamos mais rigorosos na realização dos grandes e pequenos eventos em nossa cidade", acrescenta.
Segundo Lucimara, essa rigorosidade tem como finalidade não permitir o trabalho infantil. "Em eventos como o Forró Caju e Pré-Caju, a Emsurb utiliza um sistema para cadastrar os ambulantes que pretendem comercializar. Esse sistema possui uma ferramenta que bloqueia automaticamente a inscrição para menores de 18 anos", informa a presidente.
Mercados e cemitérios
Nos mercados centrais e setoriais, além das feiras livres, a atuação da Emsurb é feita através de uma abordagem junto à criança ou adolescente que são encontrados fazendo o trabalho de carga, conhecido popularmente como 'carrego'. "Os fiscais são orientados, ao constatar tal situação, a apreender o equipamento, sendo o carrinho-de-mão, e só liberá-lo na presença do responsável pela criança ou adolescente", registra Lucimara.
Atuação semelhante ocorre nos cemitérios municipais, sendo o trabalho intensificado no Dia de Finados. "No período que antecede o Dia de Finados, a Emsurb elabora um planejamento de atuação no combate ao trabalho infantil. Orientamos, inclusive, os familiares para não levarem crianças e adolescentes para fazer a limpeza em mausoléus , gavetas ou túmulos", esclarece.
Aterro Controlado
No Aterro Controlado do Santa Maria o combate ao trabalho infantil também foi realizado de maneira rigorosa. Em reunião com os catadores, a Emsurb ratificou sua preocupação com esse tipo de mão-de-obra e condicionou a entrada deles após exigir a proibição do acesso de crianças. "Retiramos e cadastramos todas as famílias que catavam os resíduos no aterro controlado e disponibilizamos um local fora da área de operação. Uma das condições foi a proibição do acesso de crianças e adolescentes em qualquer parte do aterro", informa a presidente da Emsurb.
Jovem Aprendiz
Como parte das ações de combate ao trabalho infantil, Lucimara acrescentou que a Emsurb tem ampliado a capacitação profissional de jovens, através do programa Jovem Aprendiz. "Esse é um programa que contribui para o seu processo educativo e profissional", ressalta. "Até o momento foram contratados 12 jovens aprendizes, sendo quatro menores de 18 anos. Seis deles estão atuando na jardinagem e a outra metade como assistentes administrativos", detalha. "Todos eles são acompanhados. São jovens que demonstram competência", destaca.
Fórum
Durante a apresentação da presidente da Emsurb, Lucimara Passos, a mesa foi presidida pelo procurador do trabalho, Emerson Carvalho, que representou o Ministério Público do Trabalho. O Fórum é composto por representantes da OAB/SE, Ministério Público do Trabalho, Conselho Regional de Psicologia, Secretaria de Estado da Educação e ABMP, como titulares, e Superintendência Regional do Trabalho, Reast, Amanb, Coegemas e Factus, suplentes.
Fonte: PMA


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos