Emsurb inicia cadastramento de carroceiros de Aracaju (SE)
Parceria com universidade facilitará avaliação médica dos animais
Cotidiano | Por F5 News 15/05/2018 14h47 - Atualizado em 15/05/2018 15h16

Na próxima sexta-feira (18) e no sábado (20), a Prefeitura de Aracaju inicia o processo de cadastramento dos carroceiros que circulam pelas vias da capital. A ação tem o objetivo de reorganizar o tráfego de veículos de tração animal e combater o descarte irregular de lixo.

O cadastro será realizado na Unidade de Qualificação Profissional do conjunto Jardim Esperança, no bairro Inácio Barbosa.

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) será responsável pela inspeção das condições de saúde dos animais. Para isso, nesta terça-feira (15), o diretor de Espaços Públicos, Bira Rabelo, esteve reunido com representantes do Hospital Veterinário Doutor Vicente Borelli, da Faculdade Pio X. Na ocasião, foi entregue o termo de compromisso entre as instituições.

“Essa parceria com o hospital veterinário da Faculdade Pio X é de fundamental importância nessa etapa do cadastramento. Ela nos dará tranquilidade com relação a qualidade dos exames clínicos que serão realizados nos cavalos”, ressaltou o diretor Bira Rabelo.

Durante o exame, serão observadas características físicas dos animais como pelagem, a existência de sinais, peso e frequência cardíaca. Também será feita a vermifugação com medicamentos em bisnaga. “Para nossos alunos essa será uma experiência ímpar. Após o exame, os estudantes, sob a orientação dos professores, irão fazer a classificação do equino pontuando a capacidade do mesmo para o trabalho”, explicou Emerson Israel Mendes, diretor do Hospital Veterinário.

“Estamos dando os primeiros passos para que o projeto funcione perfeitamente. Este é um plano grande, que visa facilitar o controle desses veículos de tração animal e disciplinar seus condutores. Com certeza toda a sociedade sairá ganhando”, destacou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto.

Legislação

O trabalho tem como base duas leis municipais: a primeira é a Lei 1721/1991, que orienta sobre o código de limpeza urbana de Aracaju. Já a segunda é a Lei 3502/2007, que contém as diretrizes para a circulação de veículos de tração animal na cidade, incluindo locais e horários pré-estabelecidos para este tipo de tráfego. O trabalho foi iniciado em 2010, mas interrompido durante a gestão anterior.

*Com informações da AAN

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos