Emsurb inicia cadastramento de carroceiros de Aracaju (SE)
Parceria com universidade facilitará avaliação médica dos animais Cotidiano | Por F5 News 15/05/2018 14h47 - Atualizado em 15/05/2018 15h16Na próxima sexta-feira (18) e no sábado (20), a Prefeitura de Aracaju inicia o processo de cadastramento dos carroceiros que circulam pelas vias da capital. A ação tem o objetivo de reorganizar o tráfego de veículos de tração animal e combater o descarte irregular de lixo.
O cadastro será realizado na Unidade de Qualificação Profissional do conjunto Jardim Esperança, no bairro Inácio Barbosa.
A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) será responsável pela inspeção das condições de saúde dos animais. Para isso, nesta terça-feira (15), o diretor de Espaços Públicos, Bira Rabelo, esteve reunido com representantes do Hospital Veterinário Doutor Vicente Borelli, da Faculdade Pio X. Na ocasião, foi entregue o termo de compromisso entre as instituições.
“Essa parceria com o hospital veterinário da Faculdade Pio X é de fundamental importância nessa etapa do cadastramento. Ela nos dará tranquilidade com relação a qualidade dos exames clínicos que serão realizados nos cavalos”, ressaltou o diretor Bira Rabelo.
Durante o exame, serão observadas características físicas dos animais como pelagem, a existência de sinais, peso e frequência cardíaca. Também será feita a vermifugação com medicamentos em bisnaga. “Para nossos alunos essa será uma experiência ímpar. Após o exame, os estudantes, sob a orientação dos professores, irão fazer a classificação do equino pontuando a capacidade do mesmo para o trabalho”, explicou Emerson Israel Mendes, diretor do Hospital Veterinário.
“Estamos dando os primeiros passos para que o projeto funcione perfeitamente. Este é um plano grande, que visa facilitar o controle desses veículos de tração animal e disciplinar seus condutores. Com certeza toda a sociedade sairá ganhando”, destacou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto.
Legislação
O trabalho tem como base duas leis municipais: a primeira é a Lei 1721/1991, que orienta sobre o código de limpeza urbana de Aracaju. Já a segunda é a Lei 3502/2007, que contém as diretrizes para a circulação de veículos de tração animal na cidade, incluindo locais e horários pré-estabelecidos para este tipo de tráfego. O trabalho foi iniciado em 2010, mas interrompido durante a gestão anterior.
*Com informações da AAN


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos