Emurb urbaniza a rua Professor Roberto Queiros, no bairro Jardins
Cotidiano | Por Agência Aracaju 03/09/2019 06h26A Prefeitura de Aracaju está revitalizando a rua Professor Roberto Queiroz - antiga Alameda II -, no bairro Jardins, via que interliga as avenidas Pedro Valadares e Jorge Amado. A obra, executada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), compreende os 300 metros de extensão da rua, que margeia o Parque Tramandaí e beneficia o fluxo de trânsito de uma das regiões mais movimentadas da capital sergipana.
Iniciados na última semana de agosto deste ano, os serviços executados, atualmente, são os de terraplanagem e implantação da base, os quais serão seguidos da aplicação da camada asfáltica, intervenções que alteram, significativamente, a paisagem e a mobilidade local, além de contribuírem para a preservação do Parque Tramadaí.
"Era comum jogarem entulho ao logo desta rua, ou mesmo dentro do mangue e isso gera impacto na dinâmica da vegetação e da fauna do manguezal. Assim, de uma só vez, colaboramos para a interrupção destas práticas e ainda criamos mais um corredor de trânsito para a cidade", destaca o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.
Segundo o secretário, é imperioso mencionar que todas as obras realizadas na capital são executadas de acordo com as leis urbanísticas, e obedecem às normas ambientais. “Qualquer projeto realizado em área de preservação ambiental permanente é considerado irregular pois são áreas delimitadas por lei. No caso do Parque Tramandaí, é um ponto que ainda preserva originalmente um ecossistema próprio", salienta Ferrari.
Amparado por leis municipais e pela legislação ambiental, Ferrari acrescenta que os serviços executados pela Emurb não comprometem a vegetação do manguezal. "Esta urbanização não interfere na área de preservação, porque está sendo executada fora dos limites do Parque. Pelo contrário, vai protegê-lo e garantir sua permanência como uma ilha verde bem no meio do bairro Jardins", finaliza.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos