Encontro discute exploração sexual a crianças e adolescentes
Cotidiano 08/02/2012 11h02

Da Redação

Em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é lembrado no dia 18 de maio, ocorreu hoje, no auditório do Banese, uma reunião ampliada para planejamento das ações que irão combater os abusos e explorações contra os vulneráveis. Fazem parte da iniciativa o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, com a parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e apoio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc).

Na oportunidade, o secretário de Estado de Direitos Humanos e da Cidadania, Luiz Eduardo Alves de Oliva (foto), falou sobre a importância do evento. “O objetivo é alertar os municípios, as instituições e a própria população sobre essas questões, pois é um problema gravíssimo, um crime a seres indefesos que são as crianças e os adolescentes. É por isso que chamamos todos os municípios para que a gente possa realizar ações específicas além das que já existem”, disse.

Projeto

De acordo com o secretário, o projeto “Quebrando o Silêncio” irá enfrentar o problema em pelo menos cinco municípios sergipanos, inicialmente. “O projeto já está aprovado e estamos agora em uma fila para receber os recursos. Como o valor é de 250 mil, nós somos o quarto Estado a receber a verba. Mas isso não nos impede de começar com pequenas ações. Haverá seminários e monitoramentos nos municípios de Itabaiana, Estância, na grande Aracaju, Canindé de São Francisco e Propriá. Nesses locais foram observadas maiores índices de violência contra crianças”, explicou o secretário, ao lembrar que o projeto deve se alargar para todo o estado.

Ainda na ocasião, foi feita a exposição do relatório de gestão do Comitê Estadual e da proposta estadual. Os participantes acompanharam o diagnóstico e o participarão do planejamento dos municípios do Estado. Os presentes contaram ainda com a apresentação do espetáculo “Mala Sem Alma”, de autoria e direção de Ewertton Nunes, do grupo de formação de atores do Sesc Aracaju.  

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos