Encontro discute exploração sexual a crianças e adolescentes
Cotidiano 08/02/2012 11h02Da Redação
Em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é lembrado no dia 18 de maio, ocorreu hoje, no auditório do Banese, uma reunião ampliada para planejamento das ações que irão combater os abusos e explorações contra os vulneráveis. Fazem parte da iniciativa o Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, com a parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e apoio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc).
Na oportunidade, o secretário de Estado de Direitos Humanos e da Cidadania, Luiz Eduardo Alves de Oliva (foto), falou sobre a importância do evento. “O objetivo é alertar os municípios, as instituições e a própria população sobre essas questões, pois é um problema gravíssimo, um crime a seres indefesos que são as crianças e os adolescentes. É por isso que chamamos todos os municípios para que a gente possa realizar ações específicas além das que já existem”, disse.
Projeto
De acordo com o secretário, o projeto “Quebrando o Silêncio” irá enfrentar o problema em pelo menos cinco municípios sergipanos, inicialmente. “O projeto já está aprovado e estamos agora em uma fila para receber os recursos. Como o valor é de 250 mil, nós somos o quarto Estado a receber a verba. Mas isso não nos impede de começar com pequenas ações. Haverá seminários e monitoramentos nos municípios de Itabaiana, Estância, na grande Aracaju, Canindé de São Francisco e Propriá. Nesses locais foram observadas maiores índices de violência contra crianças”, explicou o secretário, ao lembrar que o projeto deve se alargar para todo o estado.
Ainda na ocasião, foi feita a exposição do relatório de gestão do Comitê Estadual e da proposta estadual. Os participantes acompanharam o diagnóstico e o participarão do planejamento dos municípios do Estado. Os presentes contaram ainda com a apresentação do espetáculo “Mala Sem Alma”, de autoria e direção de Ewertton Nunes, do grupo de formação de atores do Sesc Aracaju.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos