Encontro Estadual destaca benefício das sementes crioulas em Sergipe
Semente é uma variedade desenvolvida e produzida por agricultores familiares
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 22/05/2019 11h55

Com o objetivo de discutir o cultivo de sementes crioulas e incentivar o seu fomento, acontece em nove estados brasileiros o Encontro Estadual de Sementes do Semiárido, que tem como proposta evidenciar os benefícios de alimentos saudáveis, sem a contaminação de transgênicos ou agrotóxicos. Em Sergipe, cerca de 800 pessoas participam diretamente do manejo e cultivo da variedade crioula nas 40 casas de sementes existentes.

Esse tipo de semente é uma variedade desenvolvida, adaptada ou produzida por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas ou indígenas. Passadas de geração em geração, essas sementes carregam a história de comunidades inteiras, geram renda aos agricultores familiares e levam à mesa da população alimentos socialmente responsáveis e saudáveis.

Em um espaço de muita disputa e conflitos entre esse tipo de cultivo e o agronegócio, o coordenador da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) em Sergipe, João Alexandre de Freitas, ressalta que o caminho deve ser trilhado com cuidado. "Temos dificuldades em fazer com que políticas públicas possam ser viabilizadas para que a ecologia e as sementes crioulas possam dar continuidade e possam ser implementadas", disse.

Outra dificuldade apontada são com os programas dos governos, que por muitas vezes compram sementes oriundas de outros estados e não dos agricultores locais. "Nossa discussão com o governo é bem específica, devemos buscar que os governos entendam isso, e em vez de comprar sementes trangênicas ou melhoradas de forma homogênea, busquem comprar sementes dos agricultores locais e repassem aos que não tem", afirmou o coordenador nacional da ASA, Alexandre Pires.

Os especialistas presentes no evento afirmaram que não existe solo específico para o cultivo, os solos de cada estado do semiárido recebem as suas sementes específicas para o plantio do alimento.

Programa

A maior parte dos agricultores já faz o cultivo das sementes crioulas e está sendo inserida no programa Sementes do Semiárido gradualmente. Ao todo, são contabilizados aproximadamente mil casas de sementes, com cerca de 20 mil pessoas atuantes no Brasil.

Sergipe já está na segunda etapa do programa e, por meio dos seus representantes, busca a valorização dos estoques de sementes, pois avaliam que historicamente as famílias perderam seu potencial produtivo após o incentivo do agronegócio.

"Um dos grandes papéis do projeto é fazer esse contraponto e as famílias que perderam suas características, ao longo do processo possam recuperá-los, ficando livres dos agrotóxicos, pois assim a gente entra no âmbito da produção de alimentos saudáveis", disse o coordenador do Programa Sementes do Semiárido e do CDJBC, Alex Ferdele.

Nutrição

Além de já não ter a modificação com agrotóxicos, as sementes naturais deixam raízes e trazem de volta a cultura do agricultor, além de diversos benefícios para quem consome os alimentos provenientes dela. "A importância é extrema para que tenhámos cada vez mais alimentos saudáveis, que carreguem sabor e raiz", afirmou a coordenadora de segurança alimentar e nutricional da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (Seidh), Tatiana Canuto.

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos