Energisa já registrou mais de 7 mil ligações irregulares de energia em Sergipe
A companhia recuperou 27 GWh, o que equivale a cerca de R$ 19 milhões Cotidiano | Por F5 News 24/12/2020 13h31De janeiro a dezembro deste ano, a Energisa identificou mais de 7 mil ligações irregulares na rede de distribuição de energia elétrica, popularmente chamadas de ‘gato’, nos 63 municípios onde atua em Sergipe.
Nessa quarta-feira (23), a empresa flagrou irregularidades em estabelecimentos localizados na Orla da Atalaia, zona sul de Aracaju, durante uma operação que envolveu 20 equipes técnicas da Energisa, acompanhadas da Polícia Civil e do Instituto de Criminalística.
“Aproximadamente 30 irregularidades foram encontradas, incluindo duas pousadas, espaço de eventos e casas de grande porte. Ações como essa buscam zelar pela segurança da população e pela qualidade dos serviços prestados”, informou a Energisa.
O desvio de energia é crime previsto em lei, tipificado nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro, e a pena para quem o comete varia de um a quatro anos de prisão.
Somente este ano, já foram realizadas mais de 20,2 mil inspeções, sendo 7,4 mil irregularidades confirmadas. “Foram recuperados 27 GWh (Gigawatt-hora) de energia, que equivale a aproximadamente R$ 19 milhões e daria para abastecer, por exemplo, o município de Itabaiana durante três meses”, destacou a distribuidora.
Segundo a Energisa, além dos prejuízos financeiros, o desvio de energia oferece risco de morte a quem faz, a quem está próximo e também compromete o fornecimento de energia na região explorada. Os custos com desvio de energia refletem no valor da conta dos clientes.
Em caso de suspeita de desvios de energia elétrica, a população pode denunciar de maneira anônima através do telefone 0800 079 0196.





