Entenda a importância da construção de pais ativos dentro das famílias
Especialista ressalta a importância de desmistificar mitos sobre a paternidade Cotidiano | Por Saullo Hipolito 01/08/2019 11h50 - Atualizado em 01/08/2019 12h07A cada dia a condição de "ser pai" vem se reformulando e ganhando novos contextos, podemos presenciar isso em propagandas e falas femininas sobre o assunto. Um documento elaborado pelo Fundo das Nações Unidas a Infância (Unicef) ressalta que a paternidade ativa é a forma mais adequada do homem dividir com a mãe as necessidades e cuidados com o filho de ambos.
O apoio que o homem deve dar à sua companheira em todas as fases da gestação, durante o parto e no pós-parto, fortalecendo o vínculo afetivo e de bem estar entre os envolvidos, pode ser uma das definições mais claras a respeito da paternidade ativa.
"Dando esse apoio, ele gera um bem estar à essa mãe e a essa criança, além de ajudar durante a gestação e na produção do leite materno. Eu costumo ouvir tanto das mulheres quanto dos profissionais, que essa presença dá uma qualidade maior ao casal e à família, transmitindo o conforto para todos", disse o psicológo Demétrio Sérgio dos Reis.É preciso reconhecer, antes de tudo, que o casal é uma equipe e dessa forma são necessários a parceria e envolvimento dos responsáveis., entendendo cada vez mais a importância de cada um na criação e no desenvolvimento dos filhos. Entretando, os últimos dados divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com base no Censo Escolar em 2011, são estarrecedores e preocupantes. Eles apontam que já são cerca de 5,5 milhões de brasileiros sem ter o conhecimento e o registro do pai na sua certidão de nascimento.
Unicef
Em documento, a Unicef estabelece níveis da presença desse pai na visão ativa, partindo do nível prático, em que o homem deve cuidar e se preocupar com as necessidades e demandas dos filhos, além de estar atento às tarefas domésticas.
A presença emocional seria o segundo nível, nele caracterizadas a construção do vínculo e a ligação emocional com o filho. A transformação pessoal aparece num terceiro nível, que é entender o papel e responsabilidade de ser pai e como isso afeta o nível social.
Urgência
É necessária a divulgação e maior debate sobre essa transformação de pais ativos, para que eles exerçam sua relação afetuosa com os filhos. E é nesse contexto que algumas modificações já podem ser percebidas, como por exemplo, a criação de blogs e páginas (Paizinho, Vírgula!, Pai Mala, Papo de Homem) exclusivamente para discussões importantes masculinas sobre paternidade e cuidados infantis.
"Temos a política na atenção básica, na consulta do pré-natal, de um pai parceiro e esses profissionais de saúde têm a obrigação de sensibilizar todos para a participação durante e após a maternidade, havendo a necessidade de desmistificar os mitos criados culturalmente", afirmou Demétrio Sérgio dos Reis, que é também referência técnica para a Saúde do Homem.
Semana Mundial da Amamentação
O profissional participou na manhã desta quinta-feira (1) de uma palestra referente à campanha de incentivo a amamentação em todo o mundo; em Sergipe a ação vem sendo promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
"É uma importante mobilização para que os profissionais de saúde de todo o Estado façam ações educativas e de aproximação do público masculino, com política de incentivo e um trabalho também com os adolescentes e adultos do futuro, tendo como base um documento elaborado pelo Ministério da Saúde", concluiu o psicológo Demétrio Sérgio.
Foto 2: Flávia Pacheco/ SES
Foto 3: Flávia Pacheco/ SES


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos