Entenda o funcionamento dos novos óculos de visão noturna da PM
Cotidiano 21/01/2013 06h59

Por Marcio Rocha

Depois da aquisição de equipamentos de visão noturna pelo comando da Polícia Militar, para equipar o Grupamento Tático Aéreo, a reportagem F5 News foi procurada para informar sobre a importância deste artefato para a Segurança Pública do Estado.

A reportagem F5 News consultou um especialista em armamento e equipamento militar para saber como funcionam os Night Vision Googles (NVG) comprados para a PM.

O objetivo dos NVG é de facilitar o acesso visual de pontos de difícil observação, podendo promover maior acuidade de imagens para enxergar no escuro. Os óculos comprados pela PM tem a finalidade de otimização de imagem e trabalham com colocação esverdeada para identificar os pontos de visualização.

De acordo com o especialista Paulo Lima, os novos NVG da Polícia Militar também detectam movimentação térmica, com o auxílio do calor corporal das pessoas e objetos ao redor para facilitar a localização dos suspeitos em fuga ou pessoas em situação de perigo, casos em que os NVG são utilizados com maior frequência.

Por meio de captação eletromagnética, os fótons dos corpos e objetos são identificados e tomam forma para concluir se são de animais, coisas ou humanos. Quanto maior a temperatura emanada, mais fácil a identificação feita pelos óculos, que chegam a colorações amareladas e avermelhadas, de acordo com o calor emitido, levando à identificação e resgate de pessoas ou captura de suspeitos de práticas criminosas As lentes convergem e mostram a imagem real (foto) do cenário.

Também há o uso do mecanismo de captação de células infravermelhas, o que leva a coloração esverdeada dos visores dos equipamentos. A detecção de infravermelho também facilita a identificação e diferenciação de objetos inanimados, de pessoas. Sendo assim, o ambiente de busca pode estar em completa escuridão, que o NVG fará a localização precisa do alvo. Os pontos de identificação por infravermelho são encontrados mediante a intensidade da emissão, com cores amarela, vermelha e azul.

O fabricante dos óculos, a empresa American Technologies Network, informa que tecnologia utilizada nos NVG foi desenvolvida pela é de alto padrão e foi produzida com exclusividade para as forças armadas. Sergipe é o primeiro estado do Brasil a adquirir este tipo de equipamento, podendo prover a ação do Grupamento Tático-Aéreo (GTA), em ações noturnas, principalmente para perseguições.

Alguns aviões de guerra, a exemplo do Lockheed Martin F-22 Raptor, considerado o caça mais moderno do mundo, e alguns aviões comerciais são equipados com NVG em sensores, para poder facilitar ações de combate pousos e decolagens.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos