Online
Entenda o que muda com a nova política de privacidade do WhatsApp
Nova regra permite compartilhar dados com Facebook, para pessoas jurídicas
Cotidiano | Por F5 News 13/01/2021 14h25

Nos últimos dias, o WhatsApp anunciou a atualização de sua política de privacidade, que a partir de agora condiciona o uso do aplicativo a uma autorização para compartilhar dados com o Facebook. A medida levou milhões de usuários a buscar outras alternativas de aplicativos de conversas, como Signal e Telegram.

Com a debandada, o WhatsApp declarou que o teor das mensagens e ligações trocadas dentro do aplicativo continua sendo criptografado, ou seja, o conteúdo não pode ser acessado pelo próprio WhatsApp.

A empresa - que pertence ao Facebook desde  2014 - também disse que "esta atualização não muda as práticas de compartilhamento de dados entre o WhatsApp e o Facebook, e não impacta como as pessoas se comunicam de forma privada com seus amigos e familiares em qualquer lugar do mundo".

A partir de agora, o Facebook será como um provedor de soluções para algumas contas empresariais. De acordo com o próprio WhatsApp, essa ferramenta ajuda a fornecer o necessário “para enviar e receber mensagens. Alguns dos serviços fornecidos por esses provedores de soluções incluem ler, armazenar e responder a mensagens em nome da empresa”. 

“Algumas empresas poderão escolher o Facebook, empresa controladora do WhatsApp, para armazenar e responder a mensagens de clientes de maneira segura. O Facebook não usará automaticamente suas mensagens para exibir os anúncios direcionados que você vê, mas as empresas poderão usar as conversas com você para fins de marketing, incluindo anúncios no Facebook”, diz a rede social em uma postagem explicando o conceito de provedor de soluções.

Essas mudanças serão apenas para contas comerciais, conforme a plataforma, e  “não afetam a forma como as pessoas se comunicam em particular com amigos ou familiares”, declara.

Para saber se uma conta comercial utiliza o Facebook como provedor de soluções, uma mensagem será exibida toda vez que um chat for iniciado pela primeira vez com alguma empresa. Caso o usuário não confie na prática, é possível interromper a conversa a qualquer momento.  

*Com BBC Brasil e Olhar Digital
 

Edição de texto: Monica Pintosh
Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares