Escola de Ensino Fundamental é entregue no bairro Jabotiana em Aracaju
Aulas da unidade reformada começam nesta sexta-feira, diz diretoria Cotidiano | Por Saullo Hipolito * 16/05/2019 10h36 - Atualizado em 16/05/2019 11h35A Prefeitura de Aracaju reinaugurou na manhã desta quinta-feira (16) a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Airton de Andrade, no bairro Jabotiana, que também funcionará como creche para crianças de quatro e cinco anos. Durante o evento, o prefeito Edvaldo Nogueira ainda destacou os benefícios para a região e antecipou outras reinaugurações.
De acordo com a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Tavares Leite, a previsão é de que cerca de 106 crianças voltem a frequentar no primeiro momento a escola, com possibilidades de haver um acréscimo no decorrer dos anos. A capacidade da unidade de ensino é de 120 alunos.
Edvaldo Nogueira aproveitou para ressaltar o ganho que os alunos terão com a entrega do prédio reformado. "No ano passado dei a ordem de serviço e em menos de um ano estamos entregando. De fato, é uma nova escola, é completamente diferente da antiga, com acessibilidade, com brinquedos, salas de aula organizadas, com espaço para os profissionais da educação", disse.
"Existem vários aspectos positivos com essa entrega, a principal é a relação sóciocultural da escola com a comunidade. Se há um distanciamento, as famílias acabam sendo afastadas, o que é preocupante e aqui esse laço é fortalecido", afirmou a secretária Maria Cecília Tavares.
A diretora da escola, Vilma Lima, garantiu que as aulas serão retomadas a partir desta sexta-feira (16). "A população lucra porque ganha uma escola, diminuem os riscos em ver suas crianças entrando em veículos para ir a outro bairro, é uma conquista ter a escola de volta à ativa", disse.
Novas escolas
Com um total de três escolas entregues no ano, o prefeito espera ainda reformar outras unidades. "Vamos inaugurar mais cinco escolas, vamos dar as ordens de serviço e inaugurá-las em breve", afirmou Edvaldo Nogueira.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos