Escolas de Itaporanga estariam recebendo laranjas estragadas
Cotidiano 07/12/2011 12h17
Da redação
A denúncia a respeito do desperdício de merenda escolar no município de Itaporanga D´Ajuda, segundo o professor Wilson de Meneses, não procede. Mas, segundo ele, as laranjas que foram jogadas no lixo estavam estragadas. Os frutos, que seriam distribuídos entre os alunos, estariam podres quando foram entregues à escola.
O professor disse ainda que essa já não é a primeira vez que a laranja é entregue desta forma e o único destino a ser dado é o lixo. “As laranjas foram jogadas fora porque já chegaram podres e tem sido assim sempre. Trata-se de um projeto do Governo que compra direto com o agricultor, mas não sabemos se há fiscalização”, disse.
A entrega das laranjas faz parte do projeto 'Frutos da Terra'. A medida seria para fortalecer a citricultura e beneficiar a população sergipana em situação de insegurança alimentar e nutricional. O Governo então compra a produção de laranja, que seria perdida pelos agricultores familiares, e encaminha às escolas.
O projeto foi lançado em agosto desse ano e Itaporanga D´Ajuda foi um dos municípios beneficiados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra a safra da laranja dos agricultores familiares do mesmo município.
Seides – Por meio de sua assessoria, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) esclareceu que a última entrega das laranjas foi feita no dia 21 de setembro. Mais de 900 quilos do produto, cerca de 46 sacos foram distribuídos. “Essa entrega foi feita pontualmente quando compramos a produção. As laranjas estragadas devem fazer parte de outra entrega e não do programa Frutos da Terra”, disse o assessor Rodrigo Rocha.
Denúncia
A denúncia partiu do blog www.itaporangadajudanews.blogspot.com, que divulgou fotos de sacos das laranjas no lixo. O registro foi feito em frente ao local onde está funcionando a Escola Antonieta Gabardela.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos