Escritores se reúnem em Aracaju para debater literatura
Autores destacam importância da circulação e recepção das obras literárias Cotidiano | Por Saullo Hipolito 22/08/2019 08h14 - Atualizado em 22/08/2019 22h30Vivemos em um país onde a diversidade cultural impera. Partindo desse pressuposto, as obras literárias têm um papel fundamental na construção desse papel social, no reconhecimento de um povo e de uma comunidade, sendo um agente transformador de vivência na vida das pessoas, representando de alguma forma a história (ou parte dela) particular de cada indivíduo.
Para a escritora, jornalista e também pesquisadora baiana Calila das Mercês, é de extrema importância que essa material, rico em conteúdo, circule livremente pelos espaços brasileiros, seja numa bolsa de um estudante, no convívio de amigos, nas escolas, ou também, em rodas de conversas, como a que acontece no Hotel Sesc, até esta sexta-feira (23), e que tem o objetivo de difundir e divulgar os trabalhos literários de escritores de diferentes localidades.
"É importante para a gente entender a importância dos diversos lugares. O Brasil tem uma heterogeneidade literária, cultural, de sotaques e também de escrita. Então, esse evento é uma reunião desses escritores e individualidades. Na minha fala, eu destaco a importância de olhar mais para as escritoras negras, porque, na Bahia, é comum a gente lembrar mais de homens escritores e a gente se esquece das mulheres", afirmou Calila."A literatura humaniza, nos diferencia de sermos máquinas. Para que esse processo de criação exista é necessário que as pessoas se apropriem das obras e leiam, pois um poema de um poeta não morre", afirmou a escritora pernambucana Cida Pedrosa.
Segundo ela, hoje em dia é percebida uma busca da literatura negra, feita pelas mulheres, feita pelas minorias e a internet é um canal bastante utilizado para pesquisas e trocas de ideias sobre determinados temas.
Foi com essa perspectiva que a escritora produziu um portal, no formato de catálogo (veja aqui) com todas as escritoras, para que as pessoas possam conhecer e sirva também para editores e curadorias de eventos. "Mais que somente a obra circular, os autores e autoras também precisam circular, por isso, a importância de autores do Sesc", salientou Calila.
Fotos: Saullo Hipolito/ F5 News


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos