Especialista ensina como melhorar produtividade com organização digital
Consultor diz que processo é fundamental para recuperar informações sem estresse Cotidiano | Por Fernanda Araujo 19/07/2018 14h01 - Atualizado em 20/07/2018 07h19Ser uma pessoa organizada faz diferença tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, para ter controle do tempo e melhor qualidade de vida. E quando essa organização abrange o mundo virtual, facilita o acesso às informações importantes. É o que afirma o consultor de Tecnologia da Informação Denys Lessa, que ministrou uma palestra sobre Organização Digital, em Aracaju, realizada pelo sistema Fecomércio/SE e a Melhor Cada Dia.
Segundo o consultor, da mesma forma que se deve organizar a casa, os armários e escritórios, isso também vale para a área virtual, no dia a dia das pessoas e para qualquer profissional, principalmente no mundo dos negócios.
“A organização digital é a versão virtual da organização física, importante para conseguir recuperar informações de forma rápida e sem estresse. Costumo dizer que você só organiza porque vai precisar recuperar essa informação depois, senão jogaria fora. Se a informação não tiver organizada adequadamente, você vai gastar seu tempo e ficar estressado”, diz Lessa.
No momento atual, em que um grande número de informações é gerado a todo o tempo e em poucos minutos, a organização digital, de acordo com Denys Lessa, tem sido fundamental. Uma parte disso se refere ao armazenamento de arquivos digitais, como documentos, imagens, vídeos, entre outras áreas.
“Organizar não é apenas arrumar, é colocar processos para que as coisas funcionem da melhor maneira e você consiga recuperar rapidamente. Por exemplo, email que é ainda muito utilizado, gasta o tempo de pessoas para o processamento da informação que chega. Através de regras em aplicativos de email você pode fazer com que aquela mensagem já caia no local correto e você economiza tempo para o armazenamento. A digitalização de documentos também é importante, além de evitar desperdício de espaço físico com papel”, explica.
Pequenos hábitos podem facilitar no processo da organização. Ele aconselha que as pessoas comecem com coisas simples, definindo o tempo e a quantidade necessária. “Não tente digitalizar, por exemplo, todo o histórico de documentos que tem de uma única vez, porque vai desistir. Comece com o que está chegando agora e o que é imediato porque vai motivar a continuar”, afirmou Lessa, acrescentando que um profissional especializado pode auxiliar neste processo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos