Estação espacial passa por Aracaju neste domingo
Cotidiano 11/09/2011 09h42
Na noite de hoje, 11, a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) Galileu Galilei promove mais uma noite de observações com telescópio. O evento ocorre das 18h às 20h, na área externa do planetário, localizada no Parque Augusto Franco (Sementeira). Durante a observação, as pessoas terão a oportunidade observar a lua em sua fase crescente e conhecer algumas estrelas, constelações e aglomerados.
As observações, realizadas em parceria com a Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (Sease), ocorrem nos períodos de Lua Cheia e Lua Crescente, sempre aos fins de semana. O público visitante tem à disposição um telescópio refletor newtoniano de 180mm e pode conhecer mais sobre os astros através dos comentários de astrônomos amadores, que traçam as características físicas e a distância dos planetas.
Na noite do domingo, além de observar a Lua, os visitantes terão a oportunidade de acompanhar a passagem da Estação Espacial Internacional (ISS). O laboratório espacial foi construído no espaço com a colaboração de 16 países, incluindo o Brasil. A estação é visível a olho nu e aparece no céu como um ponto brilhante.
A ISS fica em uma órbita média de 347Km de altitude, designada de 'órbita terrestre baixa', e dá uma volta em torno da Terra a cada 90 minutos, com uma velocidade média de 27.700 Km/h. A estação ainda se encontra em construção, embora já seja utilizada continuamente para realização de experiências científicas.
Conhecimento
Segundo o diretor da CCTECA, Augusto César, as observações são importantes também para que a sociedade conheça o local e tenha acesso a um conhecimento ainda pouco divulgado. "Muitas pessoas têm curiosidade de conhecer e compartilhar experiências científicas, no entanto, devem saber que a Casa disponibiliza recursos apropriados e está altamente preparada para receber o público interessado", explica o diretor.
Ainda segundo informações da diretoria da CCTECA, o público é formado principalmente por jovens e adolescentes interessados em astronomia e por estudiosos de física e Geografia, frequentadores assíduos do espaço. Em média, a CCTECA recebe de 20 a 40 pessoas, mas já houve picos de mais de 300 em uma única noite. A entrada é franca.
CCTECA
Inaugurada em 2009, a CCTECA funciona através de uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Governo Federal e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). O espaço está aberto ao público de terça à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Mais informações no blog http://cctecaplanetario.blogspot.com através do telefone: (79) 3217-3370.
Fonte: PMA


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos