Torneio Sesi
Estudantes de Aracaju ficam em 3º lugar no Desafio Covid-19 de Robótica
Equipe apresentou sistema que utiliza luz UV para desinfectar transportes privados
Cotidiano | Por F5 News* 25/09/2020 18h30

Uma equipe de estudantes de um colégio particular de Aracaju (SE) ficou com o terceiro lugar no Torneio Sesi de Robótica - Desafio Covid-19, criado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), para incentivar jovens a pensarem em soluções para a pandemia. Foram três meses em que estudantes de todo o país - de escolas privadas e públicas - participaram da competição. Os vencedores foram divulgados durante transmissão online na quinta-feira (24).

Cerca de 1.900 jovens, distribuídos em mais de 400 equipes, se inscreveram na competição em junho, quando foi lançado o desafio. Eles apresentaram projetos sobre desinfecção de ambientes, higienização de compras, kits de equipamentos de proteção individual (EPI) com sensores e muito mais.

As sete equipes vencedoras ganharam um troféu por equipe e medalhas individuais por competir, da categoria conquistada. As três primeiras colocadas estão convidadas a expor os projetos em um stand exclusivo no próximo Festival SESI de Robótica, previsto para ocorrer em maio de 2021, no pavilhão Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Entre as sete melhores soluções apresentadas, a equipe Robocoe do colégio Coesi, da capital sergipana, ficou com o 3º lugar geral com o projeto "SafeTrip: sistema que utiliza a luz UV para a desinfecção de transportes privados". 

O primeiro lugar ficou com o colégio SESI de Birigui, São Paulo, pela equipe SESI Big Bang, com o projeto 'Freetoilet: filtro sanitizante para vasos sanitários'. O trabalho que ficou em segundo lugar foi o da equipe Titans, do SESI em Planalto, Goiás - 'Limogel: álcool em gel à base de casca de laranja que evita incêndios e não resseca as mãos'. 

Também houve premiações para Melhor Projeto de Pesquisa, para a equipe Robolife (SESI Candeias/BA); Melhor Projeto em Criatividade e Inovação, para a equipe SESI Biotech (SESI Barra Bonita/SP); Melhor Proposta de Empreendedorismo, para a equipe Francodroid (Colégio Franco Brasileiro/RJ); e Melhor Proposta de Impacto Social, para a equipe Aghaton (Equipe de garagem do SESI Canaã / GO).

Participaram da premiação o diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi; o diretor de Operações do SESI, Paulo Mól; o gerente de Educação do SESI, Sérgio Gotti; e a gerente de Educação Tecnológica do SESI, Katia Marangon. O evento online foi apresentado pelo animador das arenas de FIRST LEGO League (FLL), Tio Matheus.

As novidades sobre a nova temporada de robótica estão no canal do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, do Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge, na Agência CNI de Notícias e nos perfis do torneio no Instagram e Facebook. 

Veja a publicação do colégio sobre a premiação

*Com informações da Agência de Notícias CNI - Portal da Indústria

Edição de texto: Monica Pintosh
Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares