Estudo prevê estabilização da pandemia a partir de julho em Sergipe
Demora na vacinação e taxa de transmissão em alta exigem muita cautela Cotidiano | Por F5 News 15/02/2021 15h31O número de casos da covid-19 deve voltar ao patamar de estabilidade vivenciado no final do ano passado a partir do dia 20 de julho em Sergipe. A conclusão está num estudo divulgado nesta segunda-feira (15) pelo Laboratório de Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
A estimativa ainda não considera os efeitos da vacinação da população, nem a possibilidade de uma nova onda de contaminação em massa depois deste Carnaval, assim como ocorreu após os festejos de fim de ano.
"Estamos falando de uma previsão de estabilização natural, situação em que o número de novos casos diários é de aproximadamente cinco ou menos, em média. É importante ressaltar que a demora no processo de vacinação aumenta a probabilidade de ocorrência de pequenos surtos, que podem evoluir até mesmo para uma terceira onda", afirma o professor de Economia da UFS Fábio Rodrigues Moura.
A análise desenvolvida no âmbito Projeto EpiSergipe se baseia nos boletins epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde, no período de 15 de março do ano passado, quando houve a confirmação do primeiro caso da doença no estado, até 11 de fevereiro deste ano, quando a pandemia alcançou o 334º dia no território sergipano.
A média diária de mortes no primeiro mês deste ano foi de aproximadamente 9,48 óbitos por dia, a maior em um mês desde agosto de 2020, quando atingiu 13,64. "Isso demanda preocupação, dada a realidade ainda inicial do processo de vacinação”, alerta o professor Fábio Moura. Já nos primeiros 11 dias de fevereiro, a média diária de óbitos caiu para 7 por dia, resultado ainda superior a todas as médias diárias mensais desde agosto do ano passado.
Durante o mês de dezembro de 2020, a taxa média de crescimento de novos casos foi de 0,74% ao dia, o que representa em média 721 diagnósticos confirmados diariamente. Em janeiro de 2021, a taxa de crescimento caiu para 0,64% ao dia e, nos primeiros 11 dias de fevereiro, reduziu-se para 0,37% ao dia, 521 casos diários. A previsão é 149.130 casos acumulados até o próximo dia 28.
Os pesquisadores estimam que a taxa de Rt de reprodução do vírus encontra-se atualmente no intervalo entre 1,25 e 0,94, o que indica que a pandemia ainda prossegue em aceleração. Ainda que se considere o início da vacinação, é necessária uma taxa de transmissão consistentemente abaixo de 1 para que a doença se estabilize.





