Evento em Aracaju discute soluções inovadoras para transporte público
Semáforo inteligente é uma das medidas para desafogar trânsito Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 15/05/2019 10h56 - Atualizado em 15/05/2019 18h12Com o objetivo de trocar ideias e experiências para a melhoria do transporte público em Sergipe, representantes da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) vieram a Sergipe para a nona edição do Colégio de Comunicação e Marketing. O evento conta com a participação de diversos representantes do setor no Brasil e acontece até esta quinta-feira (16).
No evento foram discutidas estratégias de comunicar com a sociedade e mostrar a importância dos transportes coletivos de massa.
De acordo com o presidente do Núcleo de Comunicação e Marketing da NTU, Ulisses Lacava Bigaton, boa parte do problema encontrado no trânsito da cidade é resultado da escolha de veículos individuais por parte da sociedade.
"Eles não entendem que estão contribuindo ainda mais para piorar o problema e acabam se prejudicando. Então se faz necessário esse entendimento, sua funcionalidade é seu papel", disse Ulisses Bigaton.
O superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Renato Telles, avalia que a troca de ideias só fortalece novas práticas e experiências a serem implementadas em Aracaju. "A ideia é buscar na mobilidade coletiva, através do transporte público, uma melhoria para o usuário do dia a dia e para os trabalhadores", disse
Além de ser um direito social, é um serviço essencial. Em diagnóstico realizado pela associação, foi percebida que todas as cidades avançadas do mundo tem um serviço de transporte público de qualidade, e é possível que se obtenha o mesmo aspecto no Brasil, mesmo com o transporte público sendo o quarto maior problema das cidades para 12,4% da população de 319 municípios brasileiros, ficando atrás apenas da violência e segurança; da saúde e do desemprego.
"A comunicação estabelece uma possibilidade do diálogo entre o passageiro, a empresa operadora, o poder público, para que essa melhoria seja contínua e os problemas identificados. Juntos é possível construir o transporte público que todos querem, com qualidade, transparência e preços acessíveis", ressaltou o presidente da NTU.
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ressaltou a importância desse esforço entre poderes e empresas e ser preciso que a sociedade faça esse entendimento a partir do Marketing e Aracaju resgate o título de "Cidade da qualidade de vida".
"Estamos com projetos importantes para a mobilidade de Aracaju, como a construção de corredores de transporte, o recapeamento asfáltico em quatro grandes corredores, a construção de um novo terminal no mercado, a reformulação dos terminais e a colocação dos semáforos inteligentes, que irão permitir que o transporte coletivo melhore sensívelmente na nossa sociedade", afirmou Edvaldo.
O prefeito foi enfático ao analisar que os problemas do trânsito são os que ocorrem em todo o Brasil, mas Aracaju tem especificidades que estão sendo trabalhadas, como o fluxo de veículos, que deve, segundo ele, ser melhorado com a semaforização inteligente.
O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), Alberto Almeida, ressaltou ainda que é necessário priorizar a questão. "Se não fizermos essa priorização não teremos tempo reduzido, não teremos velocidade comercial, atendimento, e sim perda de tempo do usuário, maior consumo de combustível, consequentemente maior emissão de gases. Ou seja, é a coluna que o transporte público precisa", afirmou.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos