Evento internacional capacita profissionais de educação física
Seminário estabelecerá conexões entre o saber prático e o científico
Cotidiano | Por Saullo Hipolito 18/07/2019 20h00 - Atualizado em 19/07/2019 08h57

A partir desta quinta-feira (18), acontece na Universidade Tiradentes (Unit) o 2° Seminário Internacional Paralímpico Escolar 2019, que tem como objetivo trabalhar a formação dos profissionais de Educação Física que vão receber as crianças com lesões ou diferentes deficiências no futuro. Na oportunidade, especialistas da área vão realizar conferências, mesas redondas e oficinas. O evento acontece até o próximo domingo (21).

De acordo com o coordenador da Academia Paralímpica da Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), José Fernandes Filho, o panorama atual é voltado para o amanhã, o futuro do esporte paralímpico, fazendo das crianças uma nova reserva esportiva, sendo possíveis talentos futuros que possam trazer medalhas para o Brasil.

Professora da área, Elza Leão afirma que os desafios para a inclusão das crianças no esporte são  grandes e requerem muita disposição. "Os projetos que estão acontecendo lá em São Paulo, a gente procura trabalhar com crianças que sejam elegíveis, dentro do comitê internacional, para que ela possa atender a demanda esportiva de cada modalidade. Então, a gente procura trabalhar de uma maneira em que a gente não exclua, mas também faça com que a criança, dentro daquele ambiente, consiga produzir e tenha o mínimo de performance", afirmou.

De modo geral, José Fernandes Filho acredita que a inclusão dessas crianças no esporte ainda é desafiador. "O desafio é aumentar significativamente as crianças com deficiências nas escolas e praticando esportes. Esse é o objetivo do Comitê Paralímpico Brasileiro", disse.

Últimas olímpiadas

A última Olímpiada, realizada no Brasil, foi a competição em que o país recebeu o maior número de medalhas (72), foram 14 de ouro e 29 de prata e bronze, respectivamente. O país figura forte nesse cenário e o objetivo, de acordo com o CPB, é melhorar.

"Hoje somos uma potência paralímpica estamos entre os dez melhores há três olimpíadas ( 2016 - 8º; 2012 - 7º e 2008 - 9º) e vamos tentar manter ou melhorar essa posição", afirmou o coordenador José Fernandes.

Futuro

Para o futuro, o objetivo não é só incluir, mas também capacitar os profissionais para que a meta final de possuir 150 mil profissionais de Educação Física em atuação, estabelecida pelo comitê, seja cumprida. "Se tivermos três alunos para cada professor, teremos um alcance muito significativo", disse.

Inscrições do evento

O valor da inscrição é de R$50 por participante (taxa única) e inclui a participação geral no evento, com o acesso aos minicursos e a submissão de trabalhos científicos.

Para mais informações, clique aqui.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos