Evento sobre hepatite reúne tatuadores e profissionais da beleza
Cotidiano 30/07/2012 17h40

Por Adriana Meneses

Na tarde desta segunda-feira (30), profissionais de beleza e tatuadores participaram de uma oficina realizada no Centro de Convenções de Sergipe (CIC) com um tema bastante pertinente a suas atividades: “As hepatites virais e suas interfaces". O objetivo do evento foi levar aos tatuadores, manicures e pedicuras noções sobre os cuidados e manuseio dos instrumentos de trabalho no momento da utilização com os clientes, prevenindo-os contra as hepatites.

De acordo com a coordenadora do programa de prevenção as hepatites do Estado, Áurea Nunes, os profissionais de beleza e tatuagem foram escolhidos para participar do evento pelo manuseio diário de objetos perfurocortantes, como agulhas, seringas, alicates e palitos, grandes transmissores de hepatites se não higienizados e trocados de forma correta.

Ainda de acordo com Áurea, na oficina os profissionais aprenderam como esterilizar e acondicionar seu material de trabalho, evitando que os clientes possam ser contaminados principalmente pela hepatite dos tipos B e C. “Como esses profissionais utilizam materiais que têm contato com sangue, é importante que eles saibam como descartar e fazer a higienização de forma correta como a esterilização em estufas. É importante lembrar que o vírus da hepatite consegue resistir até sete dias em um ambiente”, disse.

 

Para o tatuador Chico Tatoo (foto ao lado), o evento é uma oportunidade de se aprofundar no assunto relacionado às hepatites. “A oficina nos traz uma conscientização de usar materiais totalmente descartáveis e passar mais confiança para os nossos clientes que hoje já não são mais leigos e exigem o máximo de cuidado e higiene”, afirmou

 

 

 

O que é hepatite?

A hepatite é uma inflamação no fígado que pode alterar o seu funcionamento, colaborando para o aparecimento de cirrose, câncer e outras doenças. Existem várias formas de hepatite. As mais comuns são as virais que, como o próprio nome sugere, são causadas por vírus. A hepatite também pode ser provocada por agentes tóxicos, como drogas, medicação e outras substâncias químicas.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos