Ex-prefeito de Cedro é denunciado por desvio de verba federal
Cotidiano 19/01/2012 12h00
O ex-prefeito de Cedro de São João, Marcos da Costa Santana, vai responder a dois processos do Ministério Público Federal em Sergipe, sendo um criminal e um de improbidade administrativa, por aplicação indevida de verbas do Programa de Saúde da Família (PSF), ocorrida entre setembro e novembro de 2008.
De acordo com o inquérito conduzido pela Polícia Federal, com o acompanhamento do MPF, a prefeitura de Cedro de São João não pagou a remuneração completa de um dentista contratado pelo município para o PSF, que é financiado por verbas Ministério da Saúde.
Ainda de acordo com o inquérito, os recursos foram repassados regularmente pela União ao município, mas ao invés de serem utilizados para o pagamento do profissional, foram aplicados em investimentos financeiros no Banco do Brasil.
Segundo a denúncia criminal e a ação de improbidade administrativa, ao não utilizar a verba do Ministério da Saúde na remuneração do PSF, o prefeito cometeu crime de responsabilidade e atentou contra os princípios da administração pública.
Pelos ilícitos, o ex-gestor responde a uma ação penal, que tem pena prevista de até três anos de detenção e a uma ação civil, de improbidade administrativa, com pena de ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o Poder Público.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos