Falta de chuva afeta mais de 200 mil pessoas em Sergipe
Defesa Civil amplia número de municípios em situação de emergência atendidos pela Operação Pipa Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 23/10/2018 13h30 - Atualizado em 24/10/2018 09h49Com o agravamento dos efeitos da seca nos municípios do Alto Sertão sergipano, a Operação Pipa passa a atuar com 27 caminhões, que entram em operação nas próximas semanas. A ampliação representa o investimento mensal de mais R$ 120 mil a partir do aditamento do convênio já existente entre o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria de Estado da Inclusão Social (Depec/Seidh) e a Deso, totalizando R$ 270 mil.
De acordo com o Governo do Estado, são 17 cidades - um universo de 206.042 pessoas -afetadas atualmente pela seca.
O município de Tobias Barreto tem o maior número de afetados (51.770). AsAdemais cidades são Carira, São Miguel do Aleixo, Poço Redondo, Gararu, Monte Alegre, Canindé de São Francisco, Frei Paulo, Ribeirópolis, Nossa Senhora de Lourdes, Itabi, Simão Dias, Poço Verde, Pinhão, Nossa Senhora da Glória, Graccho Cardoso e Nossa Senhora Aparecida.
A escolha dos novos municípios atendidos guarda relação com a sua localização geográfica. “Como estão todos no Alto Sertão, dentro do ponto de vista técnico e também a partir do que foi constatado nas visitas que realizamos, são esses os municípios que mais sofrem”, disse o diretor da Defesa Civil Estadual, coronel Alexandre José.
Com o novo aditamento, os municípios de Canindé de São Francisco, Poço Redondo e Gararu se somam a Porto da Folha, Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória.
Ainda conforme explica o coronel Alexandre, a contratação dos novos pipeiros foi feita a partir de sorteio dos já credenciados anteriormente através do edital 001/2018.
“O sorteio aconteceu no município de Nossa Senhora da Glória na manhã desta segunda-feira, 22, tendo 12 pipeiros sorteados: seis para atuar em Porto da Folha, quatro em Monte Alegre e dois em Glória. Também fizemos cadastro reserva de mais dois em Porto da Folha, dois em Monte Alegre, dois em Glória, dois em Poço Redondo e um em Gararu”, informou.
Segundo o secretário executivo da Defesa Civil, major Queiroz, isso representa quase metade do número de caminhões utilizados pela Operação Pipa do Exército. “O Exército atua com 60 caminhões em Sergipe, e nós entramos com mais 27. Em nenhum outro estado do país há Operação Pipa Estadual, a não ser Sergipe. Estamos fazendo o planejamento das comunidades que iremos atender, de acordo com o formulário de informações sobre desastres – FIDE”, afirmou o major Queiroz.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araújo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos