Falta de chuva afeta volume de água da barragem do Jabiberi
Cotidiano 26/04/2012 09h18
Devido a estiagem prolongada que atinge Sergipe, a escala métrica da barragem do Jabiberi, no município de Tobias Barreto, está marcando cinco metros abaixo do nível normal de armazenamento de água. Essa situação forçou a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) a buscar medidas que amenizem a deficiência estrutural da produção hídrica. De imediato, a Deso solicitou a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) que interrompa a irrigação das lavouras na região, também feita através do Jabiberi. O objetivo é evitar que o volume de água da barragem se torne insuficiente para atender a população.
A captação fluvial feita pela Deso para abastecer a localidade é de 320m³/ hora. Esse é o volume necessário para suprir a demanda da população. Já a Cohidro, a partir de outra tomada implantada na mesma barragem, capta entre 9 e 10 mil m³/dia de água para matar a sede de animais e irrigar 220 hectares no perímetro Jabiberi. Segundo o diretor técnico da empresa de saneamento, Carlos Fernando de Melo Neto, o sistema de fornecimento de água de Tobias Barreto contribui com o volume hídrico total ofertado na sede da cidade e em seis povoados.
Porém, por conta da falta de chuvas e do consumo elevado de água, diariamente está sendo registrada uma queda de 0,30 cm no nível do Jabiberi. Existe uma estimativa, apontada por técnicos da Deso, de que a barragem esteja com apenas 40% da capacidade plena de armazenamento. Diante dessa situação, a Companhia de Saneamento solicitou, desde a última terça-feira, 24, a suspensão da captação de água fornecida aos irrigantes.
Para o diretor-presidente da Deso, João Bosco de Mendonça, essa é uma ação necessária para ampliar o prazo de uso de água fornecida a população, enquanto perdura o período de estiagem. Assim a recomendação da Companhia de Saneamento é que a Cohidro interrompa a irrigação de lavouras, mas continue disponibilizando água para saciar a sede de animais.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
