Falta de medicação oncológica faz SES buscar ajuda em outros estados
Cotidiano 20/10/2011 12h17

Da redação

Por conta da recorrente falta de medicamentos oncológicos, que atendem pacientes internados ou em tratamento no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), o Ministério Público Estadual (MPE) convocou o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, e representantes do hospital para discutir a questão na manhã de hoje (20).  

Durante a audiência foi constatado que o desabastecimento se deu por conta da transição do processo de compras de alguns medicamentos da Fundação Hospitalar da Sáude para o Estado. Na tentativa de conseguir a medicação em menor prazo, já que o reabastecimento só pode ser feito em 30 dias, a SES vai fazer contato com as secretarias de Alagoas, Bahia e Pernambuco.

O secretário garantiu que o problema será resolvido em poucos dias. Ele explicou que foi feito um pacto com a Fundação Hospitalar e houve um atraso na entrega pelos fornecedores no processo de compras pela SES. “Todos os medicamentos estão com processo de compra encaminhado. Não há empecilhos quanto a isso, mas infelizmente o consumo do estoque acabou se dando para alguns medicamentos e nos próximos 10 dias o problema será equacionado”, garante Guimarães, ao ressaltar que a Secretaria prestará conta ao MP sobre o ajuste dos estoques.

De acordo com a promotora de justiça Euza Missano, cerca de 200 pacientes oncológicos são atendidos no Centro de Oncologia do HUSE. Segundo ela, o MP recebeu uma reclamação formal por parte dos profissionais, que os medicamentos oncológicos, indispensáveis ao tratamento dos pacientes, não estavam sendo fornecidos.

“Por conta disso chamamos hoje o secretário e houve um compromisso dentro de um prazo estabelecido. A informação é de que houve medicamentos que agora serão adquiridos pelo Estado, já que antes a solicitação era feita pela Fundação Hospitalar da Saúde. Esse processo de transição realmente gerou o problema de abastecimento", disse Euza.

A expectativa da promotora é que, com o Estado apresentando uma nova relação dos medicamentos e fazendo a busca ativa junto às Secretarias de Saúde de Pernambuco, Bahia e Alagoas visando as compensações, se normalize a disponibilidade aos pacientes. 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos